“Coar.gato.trens”? É a nova morada do Parlamento… na Cabify

Três palavras aleatórias, separadas por pontos. É o novo sistema de moradas da Cabify, que permite que faça uma viagem até um ponto exato no mapa da cidade. "Coar.gato.trens" vai dar ao Parlamento.

A nova parceria da Cabify permite definir destinos com grande precisão. Os sítios ganham a designação de três palavras aleatórias, separadas por pontos.Paula Nunes/ECO

Quer ir até ao Parlamento num Cabify? Escolha “coar.gato.trens” como destino. Quer ficar em frente ao Arco da Rua Augusta? Vá para “eleger.boiar.iguais”. Já se escrever “tento.cozer.índice”, o motorista irá parar mesmo junto à porta do ECO.

A Cabify dividiu o mapa de Portugal numa grelha de quadrados de três por três metros com a ajuda da startup britânica what3words. Até aqui, se escolhesse o Terreiro do Paço como destino, o fim da viagem seria sempre no mesmo local. Com esta nova grelha, os utilizadores podem pedir uma viagem para uma localização exata, com precisão de três metros.

É como um novo tipo de morada, designada por três palavras aleatórias do dicionário, separadas por pontos. O resultado será sempre uma combinação de palavras que dificilmente farão sentido.

Embora já seja possível definir estes locais como destino, a implementação completa da nova funcionalidade só chegará ao telemóvel dos utilizadores “nas próximas semanas”, de acordo com a empresa. É na próxima atualização do aplicativo da Cabify que poderá descobrir qual o código de três palavras que lhe permitirá viajar de qualquer sítio até à porta da sua casa, por exemplo. Ou até à esquina de uma rua. Pode ter uma ideia geral do funcionamento do sistema se instalar diretamente a aplicação da what3words, disponível nas principais lojas de aplicações.

“Para os motoristas, o maior nível de precisão que a what3words oferece irá eliminar o desafio de procurar os pontos de origem e de destino. Seja uma porta específica, a entrada de um estádio, uma esquina de uma rua ou a porta de um jardim, a possibilidade de os utilizadores introduzirem localizações exatas permitirá um planeamento de rota mais eficiente. Ao mesmo tempo, torna a experiência mais conveniente para os utilizadores, os quais frequentemente perdem tempo a indicar aos motoristas a sua localização exata”, indica a Cabify Portugal num comunicado divulgado esta quarta-feira.

Este novo sistema pode ser confuso à primeira vista. Mas propõe-se a resolver um problema que pode acontecer a alguns utilizadores que viajam para certos destinos. Existem localizações predefinidas nos mapas digitais das cidades que podem levar a que a viagem termine nas traseiras de um prédio, por exemplo. É o resultado de erros de cálculo por parte do algoritmo que faz esta tecnologia funcionar. A tecnologia da what3words permite mitigar esse problema.

Aliás, a Cabify Portugal reconhece isso na mesma nota. “Pontos de localização no meio de edifícios dificultam a missão de saber o ponto exato de recolha bem como a ocorrência de erros ao introduzir nomes de ruas ou até a falta de reconhecimento da morada exata pelas ferramentas de mapeamento”, refere a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Coar.gato.trens”? É a nova morada do Parlamento… na Cabify

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião