Morreu Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU e Nobel da Paz

Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU, morreu aos 80 anos. António Guterres diz que "durante muitos anos, Kofi Annan foi as Nações Unidas".

Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU, morreu aos 80 anos. A notícia foi avançada pela BBC e entretanto confirmada pela Fundação Kofi Annan.

O ganês Kofi Annan foi secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1997 e 2007 (tendo sido reeleito em 2001). No cargo seguiu-se o sul coreano Ban Ki-moon e hoje é o português António Guterres que ocupa a chefia da ONU. O mandato de Kofi Annan aconteceu num período em que a ONU teve de lidar com a guerra do Iraque.

Foi em 2001 que Kofi Annan, juntamente com a própria ONU, ganharam o Nobel da Paz. O comité homenageou Annan, na altura com 63 anos, por ter sido proeminente ao trazer uma vida nova às Nações Unidas. O prémio também foi dado à organização como um todo porque ela “se mantém à frente dos esforços para a obtenção da paz e da segurança mundial”.

Depois de deixar a ONU, o diplomata africano foi enviado especial das Nações Unidas para a Síria, tendo liderado os esforços no sentido de tentar encontrar uma solução pacífica para a região.

Num comunicado divulgado este sábado, e em que confirma a morte do diplomata, a Fundação Kofi Annan descreve-o como alguém que “lutou durante toda a vida por um mundo mais justo e pacífico”. Escreve a Fundação com o seu nome que Annan “tocou muitas pessoas com a sua profunda compaixão e empatia. Ele colocava os interesses dos outros sempre à frente e emanava uma bondade genuína em tudo o que fazia”.

O diplomata, segundo a BBC, morreu na cidade de Genebra, na Suíça, onde viveu nos últimos anos.

O atual secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma, em comunicado enviado às redações, que “foi com uma profunda tristeza que soube da sua morte. Durante muitos anos, Kofi Annan foi as Nações Unidas. Ele subiu na hierarquia para liderar a organização no novo milénio, com uma determinação e dignidade inigualáveis”. Entretanto, Guterres colocou esta mensagem na sua conta do Twitter:

(Notícia atualizada às 11h48, com a reação de António Guterres)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU e Nobel da Paz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião