CGTP: Queda do desemprego é positiva mas precariedade continua a aumentar

  • Lusa
  • 8 Agosto 2018

"A insegurança relativamente à manutenção do posto de trabalho é assim uma realidade para 42% dos jovens com menos de 35 anos", disse Arménio Carlos.

A CGTP considerou esta quarta-feira positiva a diminuição do desemprego no segundo trimestre do ano, mas destacou que a precariedade continua a aumentar, atingindo cerca de 900 mil trabalhadores, dos quais mais de metade são jovens.

Apesar de considerar “positiva” a descida do desemprego, a CGTP sublinha, em comunicado, que a evolução “não altera o facto de a precariedade continuar a aumentar, tanto face ao trimestre homólogo, como ao trimestre anterior, atingindo cerca de 900 mil trabalhadores, cerca de 475 mil dos quais jovens”. “A insegurança relativamente à manutenção do posto de trabalho é assim uma realidade para 42% dos jovens com menos de 35 anos”, destaca a intersindical liderada por Arménio Carlos.

A CGTP sublinha ainda que “grande parte dos empregos criados são mal pagos”, lembrando o último relatório de acompanhamento do salário mínimo nacional, onde é crescente “a proporção de postos de trabalho criados com o salário mínimo nacional (passou de 23% no início de 2014 para mais de 40% no primeiro trimestre de 2018)”.

Os dados do INE mostram que “mais de 300 mil trabalhadores que continuam desempregados” e que “a subutilização do trabalho ascende a perto de 720 mil pessoas”. Já o desemprego de longa duração, embora em queda, “continua a abranger mais de metade dos desempregados”, frisa a CGTP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGTP: Queda do desemprego é positiva mas precariedade continua a aumentar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião