Alívio nas tensões comerciais. Wall Street abre em alta

As bolsas norte-americanas abriram em alta face ao alívio das tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia. Há margem para deixar cair tarifas sobre as importações de automóveis europeus.

As bolsas norte-americanas abriram em alta perante um cenário de alívio das tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia. Wall Street segue a tendência positiva das congéneres na Europa, num dia marcado pela divulgação das minutas da Fed e pelos sinais de que Donald Trump poderá abandonar os planos para impor tarifas sobre as importações de automóveis europeus.

O S&P 500 sobe 0,59% para 2.729,16 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq avança 0,64% para 7.551 pontos. O destaque vai para o industrial Dow Jones, que abriu com um pulo de mais de 164 pontos. Está a subir 0,68% e a cotar nos 24.339,14 pontos. A puxar pelas bolsas estão as ações das fabricantes de automóveis. A Ford está a valorizar 0,55% para 11,05 dólares por ação, enquanto a General Motors dispara 1,54% para 39,57 dólares cada título.

Na base deste desempenho está um acalmar dos receios dos investidores em torno das tensões comerciais. Segundo apurou a Reuters, o Presidente Donald Trump tem margem para deixar cair a ameaça de novas tarifas sobre as importações de automóveis europeus, mas com a condição de a União Europeia aliviar os impostos sobre as importações de veículos fabricados nos EUA.

A chanceler alemã Angela Merkel já se mostrou a favor dessa hipótese, pelo que estes desenvolvimentos estão a ser interpretados pelos mercados como um sinal de entendimento entre os dois parceiros comerciais. A Alemanha tem um peso adicional por ser a casa-mãe de fabricantes como a Daimler, BMW e Volkswagen. E este otimismo está a ofuscar novos receios de desentendimento entre os EUA e a China, segundo a agência.

A sessão também está a ser influenciada pela divulgação das minutas do último encontro da Fed, que resultou na subida das taxas de juro para perto da fasquia dos 2%. Os documentos mostram que a entidade liderada por Jerome Powell deverá ignorar os alertas e continuar a subir os juros. Mesmo com as expectativas do aumento do preço do dinheiro, o setor financeiro em Wall Street está a negociar com otimismo. O Bank of America avança 0,52% e o Goldman Sachs soma 0,59%. Em contrapartida, o Wells Fargo está a cair 0,43%, travando os ganhos nesta sessão.

Nota final para os títulos da Boeing. Estão a contribuir significativamente para os ganhos, com uma subida de 0,83% para 335,7 dólares, num dia em que sabe que a empresa vai pagar 3,8 mil milhões de dólares no âmbito de um acordo com a Embraer para criar uma joint venture que contempla os negócios e serviços de aviação comercial da fabricante brasileira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alívio nas tensões comerciais. Wall Street abre em alta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião