Aeroportos receberam 10,6 milhões de passageiros em três meses

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 25 Junho 2018

Entre embarques, desembarques e trânsitos diretos nos aeroportos nacionais, o número de passageiros ascendeu a 10,6 milhões. É um crescimento homólogo de 11,9%.

Os passageiros em transporte aéreo continuam a aumentar. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os aeroportos nacionais registaram o movimento de 10,6 milhões de passageiros nos três primeiros meses do ano, mais 11,9% face ao mesmo período do ano anterior. Mais de metade passou por Lisboa.

“O aeroporto de Lisboa concentrou 56,8% dos passageiros movimentados no primeiro trimestre de 2018, com um total de 6,0 milhões, registando o maior crescimento entre os principais aeroportos: 15,9% (mesma variação que no trimestre anterior)”, revela o INE.

“Os aeroportos do Porto e Faro registaram movimentos de 2,4 milhões (+12%) e 903 mil passageiros (sem variação face ao número do trimestre homólogo de 2017), respetivamente. Nos aeroportos das Regiões Autónomas, salienta-se o Funchal com 681,0 mil passageiros (+2,4%) e Ponta Delgada com 319,0 mil passageiros (+5%)”, indica ainda o destaque publicado esta segunda-feira.

Os dados surgem numa altura em que Portugal continua a representar um destino turístico de relevo. Em 2017, o turismo em território nacional bateu recordes em 2017, com 20,6 milhões de hóspedes. Destes, 12,7 milhões eram residentes no estrangeiro.

No transporte ferroviário pesado e ligeiro, o número de passageiros também aumentou, ainda que menos comparando com a evolução homóloga dos últimos três meses de 2017 — aqui, as subidas foram agora de 3,3% e 0,4%, respetivamente. E no transporte fluvial de passageiros, o crescimento foi de 1,6%, que compara com um aumento de 6,1% no último trimestre de 2017.

As mercadorias transportadas por modo ferroviário caíram 1,5% (depois de uma subida de 8,3%), “tendo totalizado 2,5 milhões de toneladas”, indica o INE. Já as mercadorias transportadas por estrada “pouco oscilaram”, depois de um crescimento de 5,4% no trimestre anterior.

Olhando já para o movimento de mercadorias, os portos marítimos nacionais registaram 21,4 milhões de toneladas, o que significa uma quebra de 9,8%, mais significativa face ao recuo registado nos últimos três meses do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroportos receberam 10,6 milhões de passageiros em três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião