Metade da população mundial não tem conta. Em Portugal, só 8% usa o colchão

Apesar de ter diminuído, o número de pessoas sem conta bancária ativa em todo o mundo ainda é significativa: cerca de 47%. Em Portugal, o uso deste serviço tem aumentado nos últimos anos.

A prática de armazenar dinheiro debaixo do colchão está longe de estar ultrapassada. Afinal, quase metade da população mundial ainda não tem conta bancária, revela uma análise divulgada pelo Banco Mundial. De acordo com os dados recolhidos pela instituição, a popularização deste tipo de serviço está a acontecer muito lentamente: entre 2014 e 2017, o número de pessoas com conta bancária ativa cresceu apenas 1% (isto é, de 52% para 53%).

Apesar de formalmente o número em questão ter crescido 6% no período referido, é importante notar que mais de 80% das contas que sustentaram esse disparo estiveram inativas no último ano, daí a conclusão de que se registou um crescimento real de apenas 1%.

De acordo com o relatório do Banco Mundial, no período entre 2014 e 2017, Portugal saltou da faixa dos 65%-89% para a dos 90%-100%. Em 2014, 87,4% dos adultos portugueses eram titulares de contas bancárias, tendo esse número crescido para 92,3% em 2017. Ainda assim, a instituição refere que 6,6% dessas contas estiveram inativas, no último ano.

Por contraste, em Moçambique, apenas 41,7% dos cidadãos têm conta bancária, estando cerca de 8% destas inativas. Nos Estados Unidos, apesar da adesão se manter fonte, registou-se, por outro lado, um recuo do uso deste serviço: de 93.6% para 93,1%. Igual cenário foi registado na África do Sul (de 70,3% para 69,2%), bem como na Algéria (de 50,5% para 42,8%).

Como esperado, é nos países mais pobres (particularmente, no continente africano) que se encontram menos titulares de contas bancárias. Nessas regiões, mais de metade dos cidadãos não têm contas ativas e, apesar de se ter registado um tendência positiva, a adesão a este tipo de serviços continua fraca (registou-se um crescimento de cerca de 1%, nos últimos três anos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metade da população mundial não tem conta. Em Portugal, só 8% usa o colchão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião