Pagamentos digitais vão obrigar bancos a gastarem dinheiro para manterem quota no mercado, diz a Moody’s

  • Rita Atalaia
  • 22 Maio 2018

A nova diretiva vai obrigar os bancos a investirem se quiserem acompanhar os novos players do mercado. Contudo, a Moody's diz que têm uma carta na manga: a confiança dos clientes.

A nova diretiva de pagamentos vai obrigar os bancos a abrirem os cordões à bolsa. Isto se quiserem acompanhar os novos players que vão surgir no mercado, diz a Moody’s. Contudo, a agência de notação salienta que as instituições financeiras vão entrar nesta nova era com uma carta na manga: a confiança dos clientes, algo que os novos concorrentes ainda vão ter de conquistar.

Os novos serviços de pagamento da União Europeia vão expor os bancos à concorrência dos novos players. Isso vai encorajá-los a apresentarem os seus próprios serviços digitais, sendo que para isso terão de gastar dinheiro em soluções tecnológicas para garantirem que mantêm e atraem os clientes digitais. Em Portugal, poderá ser um desafio, já que o setor está ainda a tentar regressar à rentabilidade.

Os bancos europeus têm que se adaptar rapidamente a esta nova realidade. E rapidamente. “Embora a escolha da estratégia por parte dos bancos seja crucial, a velocidade a que se vão ajustar também vai influenciar as suas perspetivas no mundo da PSD2 [a nova diretiva de pagamentos]”, afirma Aleksander Henskjold, analista da Moody’s.

"Os bancos europeus normalmente beneficiam da confiança dos clientes, algo que os novos players ainda têm de conquistar. Por isso, quanto melhor preparados estiveram os bancos para a PSD2 antes de os novos concorrentes penetrarem no mercado, melhor posicionados estarão para proteger a sua posição no mercado.”

Aleksander Henskjold

Analista da Moody's

Contudo, as instituições financeiras tradicionais entram neste novo desafio com uma vantagem competitiva. “Os bancos europeus normalmente beneficiam da confiança dos clientes, algo que os novos players ainda têm de conquistar. Por isso, quanto melhor preparados estiveram os bancos para a PSD2 antes de os novos concorrentes penetrarem no mercado, melhor posicionados estarão para proteger a sua posição no mercado”, nota o analista.

Clientes portugueses ainda não aderem muito à banca online

Fonte: Moody’s

Entrou em vigor, no início do ano, a chamada Diretiva Europeia de Serviços de Pagamentos — Payment Services Directive 2 (PSD2, em inglês) — uma diretiva da União Europeia, cujo objetivo é contribuir para a criação de um mercado único de serviços de pagamentos. Em Portugal, a diretiva ainda não foi transposta, aguardando-se que o legislador o faça.

Com as novas regras, os bancos passarão a ser obrigados a partilhar a informação financeira dos seus clientes com as fintech e outros operadores rivais. Esta nova realidade promete revolucionar a forma como 500 milhões de europeus gastam dinheiro, captam financiamento e investem. Para a banca tradicional, que durante muito tempo considerou os dados dos seus clientes como “propriedade” sua, a forma como operam poderá também nunca mais ser a mesma.

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