Lucros da Santa Casa duplicam. Receitas com jogos atingiram recorde

Os lucros da instituição administrada por Edmundo Martinho melhoraram mais de 100% face a 2016, ano em que se fixaram em 21,1 milhões de euros.

Os resultados líquidos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) ascenderam a 42,4 milhões de euros em 2017, uma subida de 100,9% face ao ano anterior, em que se fixaram em 21,1 milhões de euros. A contribuir para este desempenho estiveram os jogos sociais, que bateram recordes.

De acordo com o Relatório de Contas e Gestão de 2017, apresentado esta sexta-feira, do total de receitas arrecadadas pela instituição de Edmundo Martinho, que ascenderam a 261,8 milhões de euros (mais 10,4% do que no ano passado), 84% desse total proveio dos rendimentos obtidos com os jogos sociais do Estado. Sendo uma das muitas entidades beneficiárias destes jogos sociais, a SCML recebeu quase 221 milhões de euros em 2017, mais 10% do que em 2016.

O resultado líquido conseguido com jogos como o Euromilhões e a Lotaria Clássica “foram os melhores de sempre”, diz a instituição, fixando-se nos 729 milhões de euros, mais 7,9% do que no ano anterior. Consequentemente, os resultados distribuídos pelos beneficiários sociais “foram os mais elevados de sempre”, atingindo os 718 milhões de euros. As receitas “ultrapassaram, pela primeira vez na história”, os três mil milhões de euros.

Ainda no mesmo relatório, consta que a Lotaria Instantânea (mais conhecida como “Raspadinha”), o Placard e o M1lhão contribuíram com 2.091 milhões de euros para o total de vendas destes jogos sociais.

No que diz respeitos aos investimentos, estes atingiram os 63,3 milhões de euros em 2017, destacando-se, para além dos investimentos em instrumentos financeiros, aqueles que foram realizados na saúde e na ação social. Para além disso, no património, foi “reforçado o investimento na valorização do edificado da Santa Casa, através da sua reabilitação e conservação, assim como o desenvolvimento de novos projetos imobiliários”.

(Notícia atualizada às 13h27 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Santa Casa duplicam. Receitas com jogos atingiram recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião