“I will certainly miss you”. O adeus de Constâncio ao BCE

  • Marta Santos Silva
  • 27 Abril 2018

Veja o vídeo da despedida de Mario Draghi ao vice-presidente do BCE Vítor Constâncio, em que lembra o português pelos "seus conselhos e pela paixão com que levou a cabo as suas convicções".

Na última conferência de imprensa em que compareceu enquanto vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio teve direito a palavras de despedida do presidente Mario Draghi. “Mesmo antes de terminarmos, partilho convosco duas palavras sobre Vítor Constâncio”, disse Draghi, perto do final das perguntas e respostas da conferência de imprensa sobre política monetária, acrescentando que o vice-presidente foi uma “presença fundamental” no Conselho.

“Tem estado ao meu lado neste pódio há quase sete anos”, disse Draghi, voltando-se para Constâncio. “Com mais seis anos em que fomos governadores de bancos centrais e nos sentámos juntos no Conselho de Governação, com discordâncias fortes numa variedade de temas”, continuou. “Mas essencialmente, concordámos mais do que discordámos, e tenho um enorme respeito por si”.

Vítor Constâncio termina o seu mandato enquanto vice-presidente do órgão decisor da política monetária da moeda única, onde vai ser substituído pelo ex-ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos. Mario Draghi aproveitou para elogiar o papel de Constâncio nos últimos seis anos. “Tem sido uma presença fundamental no Conselho e no quadro. Tem sido fundamental na tomada de decisões chave nos últimos seis anos. E é com a memória dos seus conselhos e da paixão que pôs em levar a cabo os seus argumentos e convicções que vou sempre recordá-lo. Obrigado, Vítor”.

O próprio Constâncio acrescentou que iria “certamente sentir falta” de todos os presentes e do BCE, assim como de tudo o que tem feito. “Sou membro do Conselho há 18 anos, oito enquanto vice-presidente do BCE. E trabalhei em bancos centrais durante 33 anos da minha vida. É uma mudança que estou a contemplar com equanimidade, sem drama. Farei outras coisas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“I will certainly miss you”. O adeus de Constâncio ao BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião