Berlim acredita que Trump vai avançar com taxas sobre importações europeias

  • Lusa
  • 26 Abril 2018

Governo alemão acredita que a aplicação pelos EUA das taxas alfandegárias sobre as importações europeias de aço e alumínio deverá acontecer a partir de 1 de maio.

O governo alemão mostrou-se convicto, esta quinta-feira, de que o Presidente norte-americano, Donald Trump, vai impor taxas alfandegárias sobre as importações europeias de aço e alumínio a partir de 1 de maio, terminando assim as atuais isenções.

“A perspetiva de hoje é que as taxas vão chegar no dia 1 de maio”, indicaram fontes governamentais algumas horas antes de a chanceler alemã, Angela Merkel, partir para os Estados Unidos, onde se vai encontrar na sexta-feira, em Washington, com Donald Trump.

O interesse da chanceler, adiantaram, é manter um “amplo diálogo” com os Estados Unidos, mas falta pouco tempo até 1 de maio e, se até essa altura não for possível prolongar as isenções para os países da União Europeia, “terá de ser ver como se resolve” esta questão.

O objetivo da Alemanha, acrescentaram as mesmas fontes, é “continuar a cooperar a nível económico”.

“Estamos convencidos de que o comércio, seja qual for a direção, é uma situação mutuamente benéfica para ambas as partes”, salientaram, recordando que os Estados Unidos e a União Europeia são os dois principais blocos económicos a nível mundial e que estão “muito interligados”.

Quanto à ameaça de Trump de introduzir novos impostos no setor automóvel por considerar que os Estados Unidos estão em situação de desvantagem face à Alemanha, sublinharam que as tarifas mútuas que são atualmente aplicadas são “equilibradas” e poderão ser renegociadas, como já propôs Merkel.

“Mas nesse caso teremos de falar de taxas em todos os setores, não só a nível de veículos”, referiram, destacando que a imposição de “taxas individuais”, por exemplo, por países, “seria muito insólito”.

O encontro entre Merkel e Trump será o segundo dos dois chefes de Estado em Washington, pouco mais de um ano após a primeira reunião na Casa Branca.

Merkel e Trump tiveram outra reunião bilateral em julho do ano passado em Hamburgo (Alemanha), na véspera da cimeira do G20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Berlim acredita que Trump vai avançar com taxas sobre importações europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião