Fisipe quer avançar para despedimento coletivo de 60 trabalhadores

  • Lusa
  • 24 Abril 2018

A intenção da Fisipe de proceder ao despedimento coletivo deverá ter lugar até ao mês de agosto.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul – SITESUL acusa a administração da Fisipe de querer avançar com um despedimento coletivo de 60 trabalhadores até ao próximo mês de agosto.

“Os trabalhadores foram informados da intenção da Fisipe de proceder ao despedimento coletivo, que deverá ter lugar até ao mês de agosto, alegadamente porque a empresa pretende fechar a linha de produção de fibra acrílica, mas nós pensamos que a empresa poderia recorrer a outras medidas previstas na Lei e que poderiam evitar os despedimentos”, disse à agência Lusa Esmeralda Marques, do SITESUL.

“A administração comunicou aos trabalhadores que pretende continuar a apostar na fábrica do Lavradio, com uma linha de produção de fibra de carbono, pelo que poderia manter estes 60 trabalhadores, dar-lhes formação ou aproveitá-los para alguns serviços que são contratados a empresas externas”, acrescentou.

Segundo Esmeralda Marques, a empresa não só comunicou a intenção de proceder ao despedimento coletivo de 60 trabalhadores como também manifestou a intenção de retirar o apoio médico que dá a ex-trabalhadores.

“Alguns desses trabalhadores têm doenças profissionais contraídas ao serviço da empresa”, disse.

Esmeralda Marques referiu ainda que já foram solicitadas reuniões com a Câmara Municipal do Barreiro, mas também com o Ministério da Economia e com o Ministério do Trabalho.

“Pensamos que é preciso avaliar bem a situação, até porque a Fisipe beneficiou, há cerca de cinco anos, de fundos comunitários para desenvolver alguns projetos“, disse a dirigente do SITESUL, que não foi capaz de precisar que tipo de projetos e qual o financiamento comunitário que terá sido atribuído à empresa do concelho do Barreiro, no distrito de Setúbal.

Num plenário realizado no passado sábado, os trabalhadores decidiram avançar desde já com uma ação de protesto contra o despedimento coletivo, que passa por uma concentração e realização de um novo plenário junto à entrada da empresa, a partir das 09:00 do próximo dia 02 de maio.

A Fisipe é uma empresa produtora de fibras têxteis standard e de fibras acrílicas especiais, nomeadamente fibras pré-tintas, funcionais e para aplicações técnicas, que exporta quase toda a produção (99%).

Como refere a própria empresa na página oficial na internet, a Fisipe pretende fazer a conversão gradual de algumas linhas de produção de fibras têxteis já existentes para a produção destas novas fibras de elevada qualidade (PFC).

A Lusa tentou ouvir a administração da Fisipe, mas não foi possível estabelecer contacto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisipe quer avançar para despedimento coletivo de 60 trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião