Huawei obtém certificado para vender produtos 5G na UE

  • Lusa
  • 18 Abril 2018

Huawei acaba de se tornar a primeira empresa a obter o certificado que autoriza a comercialização dentro da UE de produtos que utilizam rede 5G. Chinesa diz que é "um passo significativo".

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei tornou-se a primeira firma a obter o certificado CE – autoriza a comercialização dentro da UE – para produtos que utilizam rede 5G, anunciou, esta quarta-feira, em comunicado.

“Este certificado representa um passo significativo para a implementação comercial do 5G em grande escala”, afirmou, na mesma nota, a empresa.

A Huawei disse que “cumpriu rigorosamente” a regulação, em todas as fases de desenvolvimento dos seus produtos 5G, que “superaram várias fases de avaliação e inspeções meticulosas” e conseguiram o certificado “à primeira tentativa”.

Aquele documento é indispensável para a venda ou importação de qualquer produto na UE, constituindo um certificado de qualidade e segurança.

Com sede na cidade de Shenzhen, centro da indústria tecnológica chinesa, a Huawei começou em 2009 a investigar o uso de redes 5G em todo o mundo e, só em 2017, investiu quatro mil milhões de yuan (515 milhões de euros) no setor.

A Huawei tem escritórios em Lisboa, onde conta também com um centro de inovação e experimentação. Segundo a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), a firma chinesa investiu 40 milhões de euros em Portugal, desde 2004.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei obtém certificado para vender produtos 5G na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião