Dona do Novo Banco quer banco da CGD em Espanha

  • Rita Atalaia
  • 13 Abril 2018

O Lone Star está na corrida ao banco da CGD em Espanha. Isto depois de o espanhol Liberbank ter desistido desta compra. Apesar de não se conhecer o valor a oferta, esta será "demolidora".

A dona do Novo Banco está na corrida ao banco da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Espanha. Segundo informação avançada pelo El Confidencial, a oferta dos norte-americanos do Lone Star é “demolidora” e tem como objetivo fundir a instituição financeira que foi criada a partir da resolução do Banco Espírito Santo à CGD. Mas tem de superar dois obstáculos: além de o banco estatal ter de aceitar o preço oferecido pelo Banco Caixa Geral, os reguladores também têm de dar luz verde a este negócio.

O El Confidencial avança que os norte-americanos do Lone Star ficaram sozinhos na corrida à compra do Banco Caixa Geral, uma vez que o Liberbank desistiu desta compra. Contudo, ainda na semana passada o Abanca — que comprou recentemente as operações do Deutsche Bank em Portugal — revelou estar de olho no banco da CGD em Espanha. “Pode ser uma alternativa interessante”, disse então Juan Carlos Escotet, presidente do Abanca, num encontro com jornalistas.

Fontes afirmam que o Lone Star fez uma oferta “demolidora”, sem avançar qual é o montante oferecido pela entidade. Falta agora saber se a oferta é suficientemente atrativa para o banco liderado por Paulo Macedo aceitar a proposta. Mas não é o único obstáculo: os reguladores também têm de aprovar este negócio, tanto o regulador nacional como o Banco Central Europeu.

Segundo a publicação, o Banco de Espanha não vê com bons olhos a possibilidade de um fundo ficar com um banco espanhol, o que levou vários interessados a abandonarem esta corrida.

Foi em outubro do ano passado que o Lone Star concluiu a compra do Novo Banco. O acordo prevê que os norte-americanos fiquem com 75% do capital da instituição financeira, enquanto os restantes 25% ficam nas mãos do Fundo de Resolução.

Contactado pelo ECO, o Lone Star não comenta. Ainda não foi possível obter uma reação por parte da CGD.

(Notícia atualizada às 19h44 com a reação do Lone Star)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Novo Banco quer banco da CGD em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião