FMI alerta para efeito dominó com subida dos preços das casas

Fundo avisa que a subida dos preços das casas nas principais economias está cada vez mais interligada e isso deixa mercados domésticos mais vulneráveis a choques externos.

É uma espécie de efeito dominó que governos e bancos centrais não podem ignorar: as subidas dos preços das casas estão cada vez mais interligadas pelo que choques numa parte do mundo podem ter implicações sérias nos mercados domésticos, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI). E Portugal pode estar no epicentro de um eventual terramoto no mercado imobiliário.

O alerta é deixado pelo Fundo num dos capítulos analíticos do World Economic Outlook divulgados esta terça-feira: “Os decisores políticos não podem ignorar a possibilidade de choques nos preços das casas em qualquer lado poderem afetar mercados domésticos”.

No capítulo dedicado ao tema “Sincronização dos preços das casas: qual o papel dos fatores financeiros”, os experts analisam como a subida dos preços das casas em várias economias avançadas, incluindo Portugal, estão relacionadas entre si. Dizem que estas interligações mundiais podem ser benéficas, mas há um senão: “Uma sincronização mais elevada poderá ser o resultado de condições financeiras globais a influenciar as dinâmicas dos preços e dos mercados de habitação locais, propagando assim choques económicos e financeiros locais”, avisa.

“Embora sincronização nos preços das casas possa não justificar uma intervenção política, os resultados deste capítulo sugerem que uma elevada sincronicidade dos preços das casas pode sinalizar um risco negativo para a atividade económica“, sublinha o Fundo.

Portugal parece estar no centro desta teia internacional: a subida dos preços das casas no país parece estar intimamente ligada às subidas dos preços das casas sobretudo nos EUA, Reino Unido e Espanha. Mas o mercado português está longe de ser o único a evidenciar muitas ligações com outros mercados.

Interligação entre preços das casas nas diferentes economias.Fonte: FMI

Estas conclusões ganham maior relevância observando aquilo que tem sido o comportamento dos preços das casas em vários pontos do mundo. Se em Lisboa os preços das casas têm crescido a um bom ritmo, o mercado nacional apresentou valorizações bem mais expressivas.

Subidas dos preços em cidades e respetivos países.Fonte: FMI

O aumento dos preços das casas tem sido uma característica da recuperação económica em muitos países desde a crise financeira global. Mas as subidas recentes têm também acontecido num ambiente de políticas monetárias acomodatícias em muitas economias avançadas, aumentando o espetro da instabilidade financeira quando as condições financeiras se reverterem e, simultaneamente, levarem a quedas nos preços das casas“, diz o FMI.

Ainda esta segunda-feira, na despedida da vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio alertou para o risco de uma bolha no imobiliário, um cenário que exige a tomada de medidas macroprudenciais.

No capítulo hoje divulgado, os especialistas do Fundo dizem que há margem para esse nível de atuação: “As conclusões indicam que políticas macroprudenciais parecem manter alguma capacidade de influenciar a evolução dos preços das casas a nível local e também em países com mercados de casas altamente sincronizados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI alerta para efeito dominó com subida dos preços das casas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião