Crédito fácil pode abalar estabilidade financeira, alerta o FMI

  • Rita Atalaia
  • 10 Abril 2018

Os vários anos de crédito fácil podem vir a penalizar o crescimento económico, mas também aumentar a probabilidade de uma nova crise na banca. O aviso é deixado pelo FMI.

A política acomodatícia adotada pelo Banco Central Europeu (BCE) nos últimos anos deixou marcas no setor bancário. As instituições financeiras aproveitaram a onda de alívio das condições financeiras para cederem crédito fácil às famílias e empresas. Mas isto comporta um risco: se os bancos continuarem a ceder demasiados empréstimos podem vir a abalar a estabilidade financeira. O alerta é deixado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) num dos capítulos analíticos do World Economic Outlook divulgados esta terça-feira. Ou seja, o crédito fácil pode vir a penalizar o crescimento da economia, mas também aumentar a probabilidade de uma nova crise na banca.

“O longo período de alívio das condições financeiras vivido nos últimos anos criou receios de que os intermediários financeiros e investidores, numa procura por retorno, cederam demasiado crédito a devedores de maior risco, o que pode colocar em causa a estabilidade financeira“, afirma a entidade liderada por Christine Lagarde. Estes receios devem-se, explica o FMI, a “recentes sinais de determinados países de que períodos de taxas de juro baixas e condições financeiras fáceis podem levar a uma deterioração dos critérios de cedência de crédito”. E, consequentemente, a um aumento do risco de incumprimento destes empréstimos.

"O longo período de alívio das condições financeiras vivido nos últimos anos criou receios de que os intermediários financeiros e investidores, numa procura por retorno, cederam demasiado crédito a devedores de maior risco, o que pode colocar em causa a estabilidade financeira.”

Fundo Monetário Internacional

A banca continua a limpar créditos do balanço. No total do ano passado, o malparado encolheu em 9,3 mil milhões de euros, tendo registado a maior queda trimestral de sempre no final de 2017.

Para o fundo, é preciso monitorizar o risco associado aos créditos de maneira a que as autoridades consigam mitigá-lo de forma atempada. Caso contrário, isto pode vir a penalizar “o crescimento do Produto Interno Bruto e aumentar a probabilidade de novas crises e stress no setor bancário”.

O Banco de Portugal também está preocupado com a evolução da concessão de crédito às famílias. Decidiu, por isso, recomendar aos bancos a imposição de limites a alguns dos critérios usados na avaliação de solvabilidade dos clientes. Em causa estão três medidas preventivas da iniciativa do regulador a aplicar nos novos contratos de crédito.

Em concreto, a criação de limites para o rácio entre o montante do financiamento face ao valor do imóvel que serve de garantia (LTV), o estabelecimento de um teto máximo para o rácio entre os encargos com créditos e o rendimento familiar, bem como uma limitação à maturidade dos empréstimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito fácil pode abalar estabilidade financeira, alerta o FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião