Setor privado foi responsável por 76% da maior subida do investimento desde 1998

O investimento privado representou mais de três quartos do aumento do investimento total na economia em 2017. Apenas 24% desse aumento se deveu ao investimento público.

Foram investidos 31,1 mil milhões de euros na economia portuguesa no ano passado. Foram mais 2,9 mil milhões de euros do que em 2016, o que ditou a maior subida percentual do investimento em Portugal desde 1998. Quem foi responsável por essa subida histórica? Principalmente o setor privado que foi responsável por mais de três quartos (76%) desse aumento. Já o investimento público ajudou com menos de um quarto (24%).

Na totalidade da economia, o investimento cresceu 8,4%, a variação mais elevada desde 1998 (13,4%). O investimento em construção foi a “componente que mais contribuiu”, segundo o INE, passando de uma queda de 0,3% em 2016 para um crescimento de 9,2% em 2017. De forma semelhante contribuiu o investimento em outras máquinas e equipamentos, em equipamento de transporte e produtos de propriedade intelectual. Feitas as contas, o investimento total deu o segundo maior contributo líquido para o PIB de 2,7%, o maior crescimento desde 2000.

Investimento total, público e privado em milhões de euros

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE). Cálculos do ECO.

Dos 2,9 mil milhões de euros a mais que foram investidos em 2017, 2,2 mil milhões de euros tiveram como origem o setor privado. Os restantes 0,7 mil milhões de euros foram da responsabilidade das administrações públicas, ou seja, da ação do Governo. Estes dados resultam de cálculos do ECO que combinam os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) com o PIB e, recentemente, com o défice de 2017.

Como o ECO noticiou, Mário Centeno conseguiu cumprir a meta do investimento público a que se tinha proposto em outubro de 2017, mas não o objetivo que tinha definido em outubro de 2016, mês em que desenhou o OE2017. Apesar de ser um ano de recuperação para o investimento do Estado, não foi suficiente para chegar ao nível registado durante o período da troika. O peso do investimento público no PIB também se manteve baixo, tendo em 2017 sido o segundo mais baixo desde 1995 (o menor de todos foi o de 2016).

Peso do investimento público no PIB

Fonte: Instituto Nacional de Estatística. Contas do ECO.

Já o peso do investimento privado no total da economia está a crescer desde 2013. Em 2017 foi de 14,4%, o que compara com os valores registados em 2011. De facto, a evolução do investimento no setor privado foi responsável por 76% do aumento do investimento total, o que traduz a dinâmica da economia portuguesa neste último ano.

Peso do investimento privado no PIB

Fonte: Instituto Nacional de Estatística. Contas do ECO.

Ainda esta quarta-feira o Banco de Portugal revela que uma das principais surpresas do ano passado foi o investimento empresarial. Na atualização das projeções para a economia entre 2018 e 2020, o banco central dá destaque ao “investimento privado, num contexto de melhoria da confiança dos agentes económicos ao longo de 2017 para valores próximos dos máximos históricos disponíveis“.

O desempenho do investimento em 2017 contrasta com o que aconteceu em 2016, um ano onde a queda abrupta do investimento público (-1,3 mil milhões de euros) compensou a subida mais tímida do privado (+449 milhões de euros). Isto num contexto em que a economia portuguesa estava a recuperar. O investimento total na economia acabaria por dar um contributo líquido negativo para o PIB no ano passado, segundo os dados do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor privado foi responsável por 76% da maior subida do investimento desde 1998

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião