Morreu Calvão da Silva aos 66 anos

O professor João Calvão da Silva morreu esta terça-feira aos 66 anos.

João Calvão da Silva, antigo ministro da Administração Interna. Pedro Nunes/LUSAPEDRO NUNES/LUSA

O ex-membro de governos do PSD morreu esta terça-feira aos 66 anos. Rui Rio já expressou as condolências pelo falecimento do professor. Segundo o comunicado dos social-democratas, João Calvão da Silva foi vítima de doença prolongada.

Calvão da Silva nasceu a 20 de fevereiro de 1952 e foi professor universitário. O último cargo de relevo que desempenhou foi enquanto ministro da Administração Interna no segundo Governo de Pedro Passos Coelho, em 2015, mas por pouco tempo. “O Presidente do PSD, Rui Rio, expressa as mais profundas condolências pelo falecimento do professor João Calvão da Silva, em seu nome pessoal e em nome do Partido Social Democrata“, afirma o partido em comunicado enviado às redações.

Dentro do partido, Calvão da Silva presidiu ao Conselho de Jurisdição Nacional do PSD durante a liderança de Passos Coelho. No último congresso, o ex-líder social-democrata tinha deixado uma nota de reconhecimento a João Calvão da Silva no seu discurso.

Entre 1983 e 1985, o social-democrata foi secretário de Estado Adjunto de Carlos Mota Pinto, vice-primeiro-ministro do Governo de bloco central liderado por Mário Soares. Uma década depois, entre 1995 e 1999, foi deputado social-democrata à Assembleia da República eleito pelo círculo de Coimbra. Durante esse período integrou a primeira comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Integrou ainda a comissão eventual para a revisão da Constituição. O Parlamento elegeu-o membro do Conselho Superior da Magistratura, papel que desempenhou até 2009.

No setor privado, Calvão da Silva foi presidente da Comissão de Fiscalização da TAP Air Portugal entre 1985 e 1992. Foi ainda administrador (não executivo) do Banco Totta & Açores e do Banco Crédito Predial Português. Além disso, foi administrador executivo da estação de televisão SIC entre 1994 e 1998.

Na vida académica o seu percurso passou também por essa cidade onde se licenciou em direito com a classificação de 17 valores, segundo a sua página de professor no site da Universidade de Coimbra, e doutorou-se em direito civil. Desde 2003 que era professor catedrático da Universidade de Coimbra. É na capela da instituição que o corpo ficará em câmara ardente a partir das 15h desta terça-feira. O funeral realiza-se esta quarta-feira pelas 15h.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Calvão da Silva aos 66 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião