Despesas de Portugal com proteção social abaixo da média da zona euro

  • Lusa
  • 9 Março 2018

A proteção social em Portugal teve um peso de 40% no total de gastos do Estado com a administração pública, um valor abaixo da média dos países da zona euro e da UE.

As despesas do Estado português com a proteção social ficaram abaixo da média da zona euro e da União Europeia em 2016, mas representaram 18% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, indicou esta sexta-feira o Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), a proteção social constituiu o mais importante setor de despesas da administração pública em todos os Estados-membros, representando um peso de 20% na zona euro e de 19,1% na UE. Em Portugal, a proteção social teve um peso de 40% no total de gastos do Estado com a administração pública, também abaixo da média da zona euro (42,1%) e da UE (41,2%).

Entre os países comunitários, a Finlândia foi aquele que maior percentagem do PIB canalizou para a proteção social, num total de 25,6%, seguindo-se a França (24,4%) e a Dinamarca (23,4%), enquanto Portugal ficou nos 18%. No polo oposto, encontraram-se a Irlanda (9,9%), a Lituânia (11,2%) e a Roménia (11,6%).

Segundo os dados divulgados esta sexta-feira, em 2016, a maior fatia de despesas com proteção social em todos os Estados-membros pertenceu ao setor “velhice”, que compreende as reformas, com Portugal a gastar uma percentagem de 12,1% do PIB, acima de média da zona euro (10,8%) e da UE (10,2%).

As despesas das administrações públicas ligadas a esta área foram mais elevadas na Grécia (16% do PIB), na Finlândia (13,7%), em França e na Itália (13,5% cada), e mais baixas na Irlanda (3,5%) e na Lituânia (5,9%). No desdobramento das despesas totais das administrações públicas por funções, em Portugal os serviços gerais representaram o segundo maior gasto em percentagem do PIB (8,3%), seguindo-se as despesas com saúde (5,9%) e educação (4,9%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Despesas de Portugal com proteção social abaixo da média da zona euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião