Quer comprar Bitcoin sem pagar comissões? Robin dos Bosques chegou

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2018

Robinhood permite comprar e vender criptomoedas sem exigir qualquer taxa adicional. Comparativamente, a Coinbase aplica comissões de 1,5% a 4% sobre cada transação.

Depois de se ter consagrado a plataforma de compra e venda de critptomoedas mais popular do mundo, a Coinbase terá agora de enfrentar uma nova concorrente. A Robinhood — aplicação que possibilita a negociação sem custos de ações — chegou, esta sexta-feira, ao mercado das moedas digitais e traz na bagagem uma vantagem digna do herói mítico do século XII que lhe dá nome: não aplica comissões às transações (a Coinbase fica com 1,5% a 4% dos valores envolvidos em cada operação).

A Robinhood permite aos seus utilizadores comprarem e venderem sem qualquer taxa adicional 13 destas moedas digitais, nomeadamente a famosa Bitcoin e a Ethereum. Por enquanto, está apenas disponível na Califórnia, Massachusetts, Missouri, Montana e Nova Hampshire, mas o objetivo da empresa é estender os seus serviços à maior parte do país liderado por Donald Trump, até ao final do primeiro semestre deste ano.

Fundada em 2013, a Robinhood tinha anunciado, no mês passado, a entrada no mercado das criptomoedas, recorda o TechCrunch. Só nos primeiros quatro dias, mais de um milhão de pessoas aderiram à plataforma, que viu, assim, o seu total de utilizadores subir para 4 milhões de euros. Com 13 milhões de utilizadores, a Coinbase continua, contudo, com uma vantagem significativa.

De acordo com a Bloomberg, não é certo quantas destas contas criadas na Robinhood representam uma migração com origem na Coinbase, existindo a possibilidade dos utilizadores manterem participações em ambas as plataformas.

As criptomoedas são meios de troca que utilizam tecnologia de blockchain e de criptografia para assegurar a validade das operações. Nos últimos meses, depois de um boom destas moedas digitais, as atenções têm estado viradas para a sua legitimidade, com Mario Daghi a pedir prudência e o Banco Mundial a comparar este fenómeno a um esquema Ponzi.

Depois de, em dezembro de 2017, ter duplicado o seu valor e atingido a marca dos 20 mil dólares, a Bitcoin — a rainha das criptomoedas — tem sofrido uma tendência de desvalorização. Esta sexta-feira, está a valer cerca de dez mil dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer comprar Bitcoin sem pagar comissões? Robin dos Bosques chegou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião