Minutas da Fed invertem Wall Street. Cai pela segunda vez

A Reserva Federal está confiante na economia norte-americana, apontando para mais subidas da taxa de juro. As bolsas tinham começado o dia a valorizar, mas fecharam em terreno negativo.

As minutas da Reserva Federal revelaram mais confiança na economia norte-americana, o que suporta uma subida da taxa de juro. O sinal foi digerido pelos mercados: depois de ter aberto em alta, Wall Street acabou por fechar em terreno negativo pelo segundo dia consecutivo.

O Dow Jones foi o índice mais penalizado com uma queda de 0,67% para os 24.797 pontos. Já o S&P 500 desvalorizou 0,24% para os 2.709 pontos e o Nasdaq caiu 0,22% para os 7.218 pontos. A tendência da sessão era positiva até as minutas da Fed inverterem o rumo.

O texto revelava que “os membros concordaram que o fortalecimento do outlook económico de médio prazo aumentou a probabilidade de uma trajetória ascendente da taxa diretora ser apropriada”. As minutas referem-se à reunião realizada em janeiro, a última com Janet Yellen à frente do conselho de governadores. “A maioria dos participantes fez notar que o forte outlook para o crescimento económico elevou a probabilidade de que um reforço adicional da política seria apropriado“, aponta o documento.

As minutas mostram agora mais confiança face à evolução da inflação. “Quase todos os participantes continuam a antecipar que a inflação irá subir até ao objetivo de 2% no médio prazo já que o crescimento económico permaneceu acima da tendência e o mercado do trabalho permaneceu forte”, lê-se no documento divulgado esta quarta-feira. Atualmente, a Fed prevê que existam três subidas da taxa de juro este ano.

As minutas da Reserva Federal afetaram também os mercados de dívida, o que por sua vez influencia a bolsa de Nova Iorque. Os juros norte-americanos a dez anos atingiram um máximo de quatro anos após a divulgação das minutas, segundo a CNBC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Minutas da Fed invertem Wall Street. Cai pela segunda vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião