Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2018

Dividendos atingem valores recorde. Trump reage às acusações da interferência da Rússia na sua eleição. Espanha quer proteger o depósito das empresas, já a Suíça aplica medidas às criptomoedas.

Com as principais economias a registarem crescimento económico, as empresas ganham confiança e os dividendos atingem valores recorde. Mas os perigos continuam à espreita, e o Governo espanhol parece estar atento, agora vai proteger o depósito das empresas no caso de resolução/liquidação de um banco. Na Suíça a atenção está virada para as criptomoedas e à imposição de regras às operações realizadas com estas moedas. Já nos Estados Unidos, continua a polémica à volta do envolvimento da Rússia nas eleição de Trump. O presidente norte-americano, como já vem sendo hábito, reage no Twitter.

Financial Times

Dividendos atingiram níveis recorde em 2017

Os dividendos globais atingiram níveis recorde em 2017, impulsionados pelo forte crescimento económico das principais economias mundiais e por um ressurgimento nos pagamentos dos Estados Unidos. A taxa de crescimento dos dividendos aumentou 7,7% no ano passado para um recorde de 1,3 biliões de dólares, o ritmo de crescimento mais rápido desde 2014. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Cinco Dias

Espanha inclui proteção dos depósitos das empresas no caso de liquidação de um banco

O Governo espanhol tem previsto incluir a proteção de depósitos das empresas em caso de resolução ou liquidação de um banco. A medida deverá fazer parte da resolução que irá transpor a diretiva europeia que está a ser retocada depois da quebra do Banco Popular. O objetivo é evitar a fuga de dinheiro como a que se verificou no Popular. A medida tem o apoio da banca. Leia a noticia completa no Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhol).

El País

Suíça impõe normas às operações empresariais com criptomoedas

O supervisor financeiro da Suíça (FINMA) vai estender a legislação do mercado financeiro às operações empresariais com criptomoedas, tendo inclusive já publicado um guia nesse sentido. A ideia é submeter as ofertas iniciais de moedas (ICO) à regulação sobre branqueamento de capitais e do mercado de capitais. Esta medida é mais um passo para que a Suíça se afirme como uma referência a nível mundial em tecnologia blockchain, depois do ministro da Economia, Johann Schneider- Ammann ter afirmado que quer converter-se na “cripto-nação”. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/ conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Bots tentam ajudar populistas italianos

Os bots, contas automatizadas que se disfarçam de pessoas e que são utilizadas como ferramenta para influenciar a opinião pública, estão a tentar ajudar o populista italiano Matteo Salvini, candidato nas eleições presidenciais do próximo mês, a chegar ao poder. Falsas contas no Twitter e no Facebook que ficaram inativas desde a campanha do referendo de 2016 estão a ser reativadas antes da votação italiana marcada para dia 4 de março. O Facebook já retirou anúncios e deixou um apelo aos italianos para sinalizarem post duvidosos. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/ conteúdo em inglês)

The Wall Street Journal

Trump responde no Twitter a Mueller

Donald Trump voltou este fim de semana a usar o Twitter para responder às acusações de Robert Mueller. O presidente norte-americano minimiza a ação russa na eleição e nega que a sua campanha tenha entrado em conflito. As respostas de Trump surgem depois do gabinete do procurador especial ter anunciado, na sexta-feira passada, que um grande júri acusou formalmente 13 cidadãos russos de três entidades russas de interferência no processo eleitoral norte-americano. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso condicionado/ conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião