BPI melhora recomendação do BCP após lucros. Ações aceleram mais de 5%

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2018

O BCP ultrapassou as expectativas dos analistas ao apresentar lucros oito vezes maiores que no ano passado. O BPI melhorou a recomendação e as ações estão a disparar.

Após ter superado as expectativas dos analistas ao apresentar lucros de 186,4 milhões de euros relativos a 2017, o BCP viu a sua recomendação melhorada pelos analistas do CaixaBank BPI de “underperforming” para “neutral“. Em resultados, as ações do banco seguem a valorizar mais de 5%.

O banco liderado por Nuno Amado apresentou um saldo positivo de 186,4 milhões de euros, 7,8 vezes mais do que no ano anterior. Estes resultados foram fruto da margem financeira que, segundo o banco, “evidenciou um aumento de 13,1% face aos 1.230,1 milhões de euros apurados em 2016, atingindo 1.391,3 milhões de euros em 2017 devido aos desempenhos favoráveis quer da atividade em Portugal, quer da atividade internacional.”

Alicerçado neste avanço, o BPI elevou a recomendação atribuída ao BCP de “underperform” para “neutral“, mantendo o preço-alvo para finais de 2018 nos 35 cêntimos. As ações estão a aproximar-se desse valor na sessão desta quinta-feira, avançando 5,15% para 32,8 cêntimos.

BCP avança 5% após apresentação de lucros

O BCP é também o grande motor do desempenho positivo do PSI-20 na mesma sessão, sendo que o principal índice nacional avança 1,71% para 5.513,28 pontos.

Ainda que os analistas do banco considerem que os resultados são “positivos”, há um alerta que é deixado: “No entanto, nos próximos anos, os resultados deverão ser desafiados pelos esforços do banco em continuar a apresentar uma redução dos NPA (non performing assets – ativos não produtivos, que não geram retorno).”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI melhora recomendação do BCP após lucros. Ações aceleram mais de 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião