ACP: Semáforos verdes para autocarros atrasados vão agravar o trânsito

  • Lusa
  • 26 Janeiro 2018

O presidente do ACP considera que a solução apresentada pela Câmara de Lisboa não só não vai resolver o problema dos atrasos na Carris, como ainda vai agravar o trânsito.

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) considera que a intenção da Câmara de Lisboa de dar prioridade aos autocarros nos semáforos do eixo central quando estes estão atrasados só vai dificultar ainda mais o trânsito.

Carlos Barbosa comenta assim, à Lusa, a notícia desta sexta-feira do Diário de Notícias, que cita o vereador da mobilidade e da segurança, Miguel Gaspar, que dá conta de que os autocarros da Carris que circulem atrasados em relação ao horário no eixo central de Lisboa vão passar a ter prioridade nos semáforos.

De acordo com o jornal, a partir do próximo mês, “quando um autocarro estiver atrasado ao circular entre Entrecampos e o Marquês de Pombal, os semáforos vão reconhecê-lo quando se aproximar e passarão a verde, garantindo que não perde velocidade e possibilitando a recuperação de algum tempo perdido”.

Esta é, para Carlos Barbosa, uma má solução. “Da maneira como os corredores BUS estão feitos, obviamente que, com o estrangulamento que houve no eixo central de Lisboa, só vai dificultar ainda mais o trânsito. O troço que querem fazer mais rápido é relativamente pequeno, por isso, não vai resolver rigorosamente em nada o problema da Carris: que é não cumprir horários”, destacou.

No entender do presidente do ACP, aliás, o problema de a Carris não cumprir horários já vem de antes de chegar ao eixo central. “O problema não é o eixo central. É todo o percurso da Carris onde não cumprem horários. O eixo central é um mal menor, porque é uma parte muito pequenina disso. Isto parece-me mais uma tentativa de poder resolver o assunto, mas que me parece difícil porque o problema não é no eixo central são todos os percursos da Carris desde que começa até que acaba”, salientou.

Segundo o Diário de Notícias, esta é uma das medidas que a Câmara Municipal de Lisboa está a implementar para que a Carris consiga oferecer uma maior regularidade e pontualidade de forma a tentar evitar que as pessoas que entram em Lisboa diariamente utilizem o automóvel.

“Acho que a Câmara ainda não viu o estudo que o ACP apresentou na semana passada, porque se tivesse visto o estudo, via que as pessoas querem andar de carro, porque não estão de acordo com a flexibilidade dos transportes públicos. Percebo que a Câmara queira menos carros, mas para isso é preciso que faça mais parques de estacionamento. O problema de Lisboa é a falta de espaço. Temos imensos sítios em Lisboa para o fazer e até à entrada da cidade”, acrescenta ainda.

Na terça-feira, o ACP apresentou um estudo no qual se concluiu que apenas 10% dos condutores portugueses usa transportes públicos nas deslocações casa-trabalho-casa, enquanto aumenta o número das famílias com quatro ou mais automóveis, que atinge já 11% do total.

“Apesar de tudo, ao fim de oito anos e com este novo vereador [responsável pela área da mobilidade e segurança, Miguel Gaspar] tenho esperança de que as coisas se modifiquem”, admite Carlos Barbosa.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ACP: Semáforos verdes para autocarros atrasados vão agravar o trânsito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião