Governo espanhol vai unir esforços para Puigdemont não regressar

O ministro do Interior espanhol adiantou que o Governo está a tomar todas as medidas possíveis para evitar que Puigdemont regresse ao país. Uma das medidas é o controlo policial nas fronteiras.

O Governo espanhol não vai facilitar o possível regresso de Carles Puigdemont ao país. O ministro do Interior deixou bem clara a sua opinião quanto à entrada do ex-presidente da Catalunha em território espanhol, adiantando que está a unir esforços para evitar isso. Foram tomadas várias medidas para impedir esse regresso, inclusive o controlo nas fronteiras que já foi reforçado há cerca de um mês.

“Estamos a projetar um dispositivo para que isso não aconteça”, disse Juan Ignacio Zoido, após Carles Puigdemont ter referido a possibilidade de regressar a Espanha para ser empossado presidente da Catalunha a 31 de janeiro. A notícia foi avançada pelo El País (conteúdo em espanhol), onde consta que o Governo espanhol vai fazer os possíveis para se certificar que o ex-presidente não regresse ao país.

As forças de segurança já estão a trabalhar em conjunto com o Ministério Público, ao mesmo tempo que têm analisado todos os seus passos desde que fugiu para a Bélgica, a 30 de outubro. O objetivo é evitar que este “atravesse a fronteira de helicóptero, barco ou até mesmo na mala de um carro“, disse o ministro do Interior.

Zoido esclareceu que o seu departamento está “muito preocupado” com este possível acontecimento: “não se sabe o que poderá fazer uma pessoa com este tipo de conduta e, por isso, estamos a pensar em todas as possibilidades que temos para evitar isso”. Em declarações à espanhola Antena 3, o ministro do Interior referiu que “Puigdemont tem uma conduta de irresponsabilidade que está a chegar a limites inesperados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol vai unir esforços para Puigdemont não regressar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião