Puigdemont já está em Copenhaga mesmo sob ameaça de prisão

  • ECO
  • 22 Janeiro 2018

O ex-presidente tem previsto pronunciar uma conferência sobre a situação da Catalunha , esta segunda-feira, numa universidade de Copenhaga.

O ex-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont viajou na manhã desta segunda-feira para a Dinamarca, onde de resto já aterrou, enfrentando uma possível ativação da ordem de prisão suspensa em dezembro. O ministério Público, que já no fim de semana, tinha anunciado que caso a viagem se concretizasse iria pedir ao magistrado do Supremo para reativar o mandato de captura europeu contra o ex-presidente da Generalitat, já terá efetivado o pedido, segundo avança o jornal espanhol “El País“.

A viagem para a Dinamarca, para pronunciar uma conferência numa universidade em Copenhaga sobre a situação atual da Catalaunha, é a primeira saída da Bélgica em 80 dias.

Puigdemont viajou para Copenhaga, através da companhia aérea Ryanair, acompanhado pelo empresário e amigo Josep Maria Matamala e por um segurança.

A viagem do ex-presidente da Generalitat acontece contra a vontade dos seus advogados. Aliás, o advogado de Puigdemont, Jaume Alonso Cuevillas, admitia este domingo que se Puigdemont viajasse de Bruxelas para a Dinamarca, o risco de detenção era enorme. A equipa jurídica de Puigdemont reconhece que o ex-presidente enfrenta no país nórdico uma situação muito distinta da que vive agora em Bruxelas, uma vez que a justiça da Dinamarca está cheia de automatismos, o que dificulta a apresentação de recursos para evitar o mandato de captura.

(Notícia atualizada às 10:04 com chegada de Puigdemont à Dinamarca)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Puigdemont já está em Copenhaga mesmo sob ameaça de prisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião