REN paga menos de 2% por 300 milhões em dívida a dez anos

A empresa liderada por Rodrigo Costa financiou-se esta quinta-feira em 300 milhões de euros em obrigações a dez anos. Pagou uma taxa de juro de 1,7%. Dinheiro vai financiar compra da EDP Gás.

A Redes Energéticas Nacionais (REN) conseguiu levantar 300 milhões de euros em obrigações, num financiamento que vai custar 1,7%. O dinheiro vai servir para financiar a compra da EDP Gás.

De acordo com o comunicado enviado ao mercado, os investidores exigiram um prémio de risco de 80 pontos, taxa à qual se somou a mid swap a 10 anos (a maturidade da emissão), que está em 0,91%. Ou seja, a emissão contou com uma taxa de juro global de 1,7%.

A REN, que conta com ratings de qualidade nas principais agências de notação financeira internacionais, o que lhe permite obter taxas mais baixas no mercado, teve o Barclays, Deutsche Bank, HSBC, BPI, BCP e o Haitong a colocarem os títulos de dívida junto dos investidores. Foram estes bancos que lançaram o roadshow que teve início a 8 de janeiro.

“Esta emissão surge no âmbito do financiamento da recente aquisição da REN, a Portgás, a segunda maior empresa de distribuição de gás natural em Portugal”, diz a REN no comunicado enviado na tarde desta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O negócio custou 530 milhões à cotada liderada por Rodrigo Costa.

Esta emissão da REN é a primeira de uma cotada portuguesa em 2018. Segue-se à emissão de dívida realizada por Portugal que foi ao mercado colocar 4.000 milhões de euros em títulos a dez anos, operação na qual conseguiu uma taxa de 2,05%. Os bons sinais da economia, bem como as recentes revisões em alta do rating do país ajudaram a baixar os custos.

(Notícia atualizada às 18h52 com comunicado da REN na CMVM)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN paga menos de 2% por 300 milhões em dívida a dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião