Altice faz spin off dos EUA. Dividendos fazem disparar ações

  • Rita Atalaia
  • 9 Janeiro 2018

A empresa de Patrick Drahi quer separar a unidade dos EUA da filial holandesa. Mas também reestruturar as operações na Europa. Objetivo é acalmar os receios dos investidores. As ações sobem quase 7%.

A Altice NV vai separar a Altice USA da filial holandesa. Este spin off, anunciado pela operadora na segunda-feira à noite, não será a única alteração. Na Europa, a empresa também quer reestruturar as operações, numa tentativa de aliviar os receios dos investidores em torno da elevada dívida da Altice, que têm levado os preços das ações a cair nos últimos meses. Propõe pagar 1,5 mil milhões em dividendos, o que está a puxar pelos títulos.

“Esta separação vai permitir que cada negócio se foque mais nas oportunidades para criar valor [para os acionistas] nos respetivos mercados e garantir maior transparência para os investidores”, lê-se no comunicado divulgado pela Altice no site oficial (conteúdo em inglês). “A Altice quer concluir a transação até ao final do segundo trimestre deste ano, estando ainda dependente da aprovação dos reguladores e dos acionistas da Altice NV”, acrescenta.

"Esta separação vai permitir que cada negócio se foque mais nas oportunidades para criar valor [para os acionistas] nos respetivos mercados e garantir maior transparência para os investidores.”

Altice

Após esta separação, as empresas vão ser lideradas por equipas de gestão diferentes. Patrick Drahi, fundador da Altice, vai continuar a controlar ambas as empresas. Drahi ocupará o cargo de presidente do conselho de administração da Altice Europe e chairman da Altice USA.

Na Europa, também haverá uma reestruturação das operações. A Altice Europe vai reorganizar a sua estrutura que inclui a Altice France, a Altice International e a recém-criada Altice Pay TV. “Isto envolve a integração dos serviços de apoio da Altice nos respetivos mercados e juntar as atividades de conteúdo premium da Altice Europe numa só unidade”, explica.

No mesmo comunicado, a Altice avança ainda que foi assinado um acordo de princípio para o pagamento de um dividendo de 1,5 mil milhões de dólares a todos os acionistas imediatamente após a conclusão desta separação. A aprovação formal do dividendo deve acontecer no segundo trimestre de 2018. Uma proposta que, em conjunto com a reestruturação nos EUA e na Europa, está a puxar pelas ações.

Ações da Altice já acumulam valorização de 15% em 2018

Os títulos da Altice, que perderam no ano passado perderam mais de metade do valor em bolsa, seguem a valorizar 6,87% para 10,07 euros, um máximo de meados de novembro. Desde o início deste ano, as ações da empresa de Patrick Dahi já acumulam uma valorização de 15,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice faz spin off dos EUA. Dividendos fazem disparar ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião