Amancio Ortega assegura controlo da Inditex até 2029

  • ECO
  • 4 Janeiro 2018

Assembleia extraordinária, em dezembro, ampliou em cinco anos a vigência dos direitos de voto reforçados do fundador do grupo têxtil.

Amancio Ortega abandonou no final do ano passado os últimos cargos que ocupava na Inditex, mas não abre mão do controlo sobre os destinos do grupo têxtil. O fundador da Inditex estendeu, aliás, o seu controlo dos destinos do grupo por mais tempo: até 2029, avança o Cinco Días nesta quinta-feira (acesso grátis).

Segundo o jornal espanhol, o empresário viu ampliado por mais cinco anos o poder de blindagem que a sua participação de 8,3% na Pontegadea Inversiones – o porta-aviões familiar que aglutina a participação de controlo no grupo Inditex, bem como toda a atividade na área do imobiliário – sobre os destinos do grupo têxtil.

A decisão terá sido tomada numa assembleia da Pontegadea Inversiones que decorreu no passado dia 21 de dezembro.

Através dessa posição de 8,3%, Amancio Ortega controla 53% dos direitos de voto da Pontegadea Inversiones. No total são mais de 1,2 milhões de ações que garantem uma verdadeira blindagem que assegura a estabilidade acionista da Inditex, depois de em 2012 essa posição acionista ter visto reforçados os respetivos direitos de voto. Por cada ação detida passaram a valer 40 direitos de voto desde essa ocasião.

Na reunião de 21 de dezembro, Amancio Ortega decidiu ampliar a vigência temporal da blindagem por cinco anos adicionais, devendo esta terminar apenas a 1 de fevereiro de 2029. De acordo com os novos estatutos da Pontegadea, nessa data, as suas ações que valem 40 direitos de voto cada passarão a ter associados 10 votos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amancio Ortega assegura controlo da Inditex até 2029

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião