Conselho da Diáspora reúne gestores em Portugal

Conversas Improváveis com gestores portugueses que trabalham fora do país. É no próximo dia 19, na Católica. No dia seguinte, realiza-se o 5º encontro do Conselho da Diáspora, em Cascais.

No próximo dia 19 de dezembro, a Católica Business School vai receber um conjunto de notáveis portugueses espalhados pelo mundo para umas Conversas Improváveis, um encontro promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa. O objetivo é promover a partilha de experiências dos percursos internacionais dos oradores junto de estudantes universitários e jovens empreendedores. E logo no dia seguinte, em Cascais, realiza-se o 5º encontro anual.

Na Católica, em Lisboa, a tarde vai ser passada com duplas improváveis para Conversas (ainda mais) Improváveis: 11 oradores vão partilhar as suas experiências internacionais com estudantes universitários e jovens executivos e empreendedores. Os objetivos passam por “apoiar os jovens na entrada, adaptação e evolução no mercado de trabalho em áreas específicas de conhecimento e negócios” e possibilitar o “estabelecimento de contactos futuros”.

No evento, que arranca às 14h30, vão debater-se quatro temas fortes:

  1. Somos os novos nómadas?
  2. Digital e Criatividade, podem coexistir?
  3. Nascer em Portugal, abraçar o mundo
  4. Ciência: Promessa de um mundo melhor
  5. As novas profissões: Mitos e realidades

Vão estar presentes nomes como os de João Noronha Lopes, responsável pela estratégia de franchising na Suíça para os cerca de 36 mil restaurantes McDonald’s no mundo, Joana Vicente, especialista na indústria cinematográfica de Nova Iorque, ou John Melo, CEO da Amyris Biotechonologies, uma empresa líder mundial em aplicações de biotecnologia.

No dia seguinte, o Conselho da Diáspora, presidido por Filipe de Botton, realiza o 5º encontro anual, no Palácio da Cidadela, em Cascais, e, como nas edições anteriores, juntará residentes fora e dentro de Portugal. E com um programa cheio, com dois grandes temas, e com oradores como António Simões, Director Executivo do HSBC Bank, subsidiária principal do Grupo no Reino Unido e na Europa Continental, e Pedro Abreu, Chief Strategy Officer na ForeScout Technologies. O encerramento será feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  1. Liderança e diversidade: Quotas são a solução?
  2. Cibersegurança: Onde estamos?

Inaugurada no final de 2012, a primeira edição do Conselho da Diáspora surgiu numa altura em que a crise atravessada pelo país preocupava políticos e empresários e, por isso mesmo, o foco desse primeiro encontro começou por ser a base desta organização: economia e finanças. Os conselheiros uniram, então, esforços para tentar encontrar soluções e alternativas ao crescimento das empresas portuguesas. No entanto, o contexto económico mudou e Portugal conseguiu sair do programa de ajustamento, tornando possível a discussão de mais três pilares: artes, ciências e cidadania. Este ano de 2017, acrescentam a diversidade e a cibersegurança.

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação privada sem fins lucrativos, cuja missão é o reforço da imagem e reputação internacional de Portugal, sendo o principal instrumento de intervenção a World Portuguese Network, uma rede de contactos, de relevante influência que mantém no exterior a maioria da sua actividade profissional e cívica. A rede é hoje composta por 94 Conselheiros de Portugal no Mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho da Diáspora reúne gestores em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião