Carregamentos de elétricos serão pagos em 2018

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2017

Depois de sucessivos adiamentos, o Governo promete começar a cobrar os carregamentos em 2018. Até agora, já foram concedidos 1,9 milhões em incentivos para a compra de carros elétricos.

Os pagamentos nos postos de carregamento de viaturas elétricas “só deverão ter execução em 2018”, informou esta quarta-feira o Ministério do Ambiente, atualizando a informação de outubro, que dava conta de que a cobrança não aconteceria antes do final deste ano.

A informação desta quarta-feira segue-se à que tinha sido avançada em 13 de outubro pela tutela sobre um calendário, que inicialmente referia o final do primeiro semestre de 2017. Em outubro foi dito que os trabalhos continuavam “a decorrer para garantir as condições necessárias para assegurar uma transição eficiente”. Em meados de julho, em comunicado, a entidade gestora da rede, informou que os pagamentos iriam começar depois do verão.

Como justificação, a MOBI.E referiu ter “conhecimento de que muitos utilizadores pretenderiam ter mais tempo para avaliar a adesão a um CEME (Operador detentor de registo de Comercialização de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), sobretudo no período estival em que muitos portugueses estão de férias”.

Também os CEME “manifestaram a vantagem de dispor de mais tempo para melhorarem as condições de acesso e as opções tarifárias que pretendem oferecer”. Em 8 de julho, a MOBI.E tinha agendado para o final desse mês o início do pagamento nos postos de carregamento rápidos (PCR) e informado que as tarifas seriam reveladas a partir de dia 17 do mesmo mês.

Incentivos para a compra de elétricos já somam 1,9 milhões

O incentivo à aquisição de veículos elétricos, no âmbito do Fundo Ambiental, recebeu 1.236 candidaturas e até à data foi “pago o montante de 1.914.750 euros”, segundo informação do Ministério do Ambiente.

Segundo o Ministério, a “previsão de fecho das contas deverá ocorrer no final da próxima semana” e há uma lista de espera com cerca de 40 candidaturas, que só podem ser admitidas em caso de exclusão ou desistência.

No Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) foi inscrito “o incentivo pela introdução de veículos de baixas emissões”, que será financiado pelo Fundo Ambiental e, que se mantém no valor atual de 2.250 euros na compra de carro elétrico novo.

“No âmbito das medidas tendentes à redução de emissões de gases com efeito estufa, é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões, financiado pelo Fundo Ambiental”, segundo o documento.

O relatório que acompanha o OE2018 precisa que “no setor privado serão mantidos os incentivos à aquisição de veículos elétricos existentes em 2017”.

Este ano, o Governo atribuiu um incentivo limitado às primeiras mil unidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carregamentos de elétricos serão pagos em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião