BCP em máximos de mais de um ano. Standard & Poor’s ajuda

Ações do banco sobem mais de 1% até máximos de agosto do ano passado, num dia em que a Standard & Poor's melhora a perspetiva para o título de "estável" para "positiva".

O BCP está em alta na bolsa de Lisboa. As ações do banco liderado por Nuno Amado aceleram acima de 1%, até máximos de mais de um ano, contando com a ajuda da Standard & Poor’s que melhorou a sua perspetiva para o título.

As ações do BCP valorizam 1,15%, para os 26,29 cêntimos, com o banco a ser assim um dos principais motores dos ganhos que se registam nesta sessão na praça lisboeta.

Mas o título já esteve a valorizar 1,54% até aos 26,39 cêntimos. Desde o início de agosto do ano passado que as ações do BCP não atingiam uma fasquia tão elevada. A valorização registada pelas ações do banco nesta sessão dão seguimento a uma série positiva que tem marcado as últimas sessões. Há cinco sessões consecutivas que as ações do BCP valorizam, naquele que é o mais extenso ciclo de ganhos desde o final de setembro.

BCP em máximos de mais de um ano

Fonte: Bloomberg

Avanços que acontecem depois de o BCP ter ido ao mercado a 29 de novembro para obter 300 milhões de euros em dívida. Apesar do anunciado boicote por parte de grandes fundos de investimento internacionais, o banco registou uma procura muito superior à oferta que lhe permitiu reduzir o custo de financiamento para 4,5%, que Nuno Amado classificou como “muito satisfatório”.

Mas a subida registada nesta terça-feira não será alheia à revisão em alta da perspetiva para o título por parte da Standard & Poor’s. A agência de notação financeira melhorou a perspetiva da notação atribuída ao BCP, de “estável” para “positiva”. Em comunicado, a agência de rating norte-americana justificou a decisão com o “clima macroeconómico benigno em Portugal”, que vai ajudar a rentabilidade dos bancos.

“O nosso outlook positivo do BCP reflete as nossas expectativas de que um melhor clima operacional doméstico vai ajudar o BCP a reduzir o seu grande portefólio de malparado”, sublinha a nota. “O outlook positivo do BCP indica que poderemos aumentar o nosso rating de longo prazo ao longo dos próximos 12 a 18 meses se anteciparmos que o clima macroeconómico benigno em Portugal vai ajudar os bancos a enfrentar os desafios pendentes”, indica ainda a agência. Relativamente ao BCP, a Standrd & Poor’s estima que “vai reduzir o seu stock de crédito malparado acumulado durante a crise de forma a que os rácios de exposição ao malparado se aproximem de 12% no final de 2019″.

A agência analisou ainda o BPI e o Haitong, tendo deixado, contudo, tudo inalterado — incluindo o outlook negativo sobre o Haitong que “reflete a possibilidade de um downgrade nos próximos 12 meses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP em máximos de mais de um ano. Standard & Poor’s ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião