Ministro do Luxemburgo: Partidos sobrepuseram-se às competências na eleição de Centeno

  • Juliana Nogueira Santos
  • 4 Dezembro 2017

Para o ministro da Finanças luxemburguês, foram os partidos políticos que ditaram a votação para o Eurogrupo, não "as competências e as qualidades dos candidatos".

Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo na segunda ronda de votações. No entanto, para alguns, não é certo que a competência para ocupar o lugar tenha sido o fator decisivo para esta escolha. É o caso de Pierre Gramegna, ministro das Finanças do Luxemburgo.

“É claro que nos últimos dias, na corrida para a presidência do Eurogrupo, os partidos políticos desempenharam um papel maior que as competências e as qualidades dos candidatos”, apontou o ministro. “É assim que funciona. Os dois maiores grupos, o PPE e os socialistas queriam mesmo garantir esta posição e eu tenho de viver com isso”.

"É claro que nos últimos dias, na corrida para a presidência do Eurogrupo, os partidos políticos desempenharam um papel maior que as competências e as qualidades dos candidatos.”

Pierre Gramegna

Ministro das Finanças do Luxemburgo

Em declarações aos jornalistas, citadas pela agência Bloomberg, Gramegna afirmou que “não se pode ganhar sempre na vida, mas acho que conseguimos uma pontuação honrosa”, sendo que, segundo o mesmo, a candidatura luxemburguesa foi a segunda mais votada. “Há muito trabalho a fazer agora, muitas propostas que estão em cima da mesa para fortalecer a Zona Euro e, aqui, o Luxemburgo vai dar o seu contributo.

Através de outros canais de comunicação, os virtuais, a abordagem foi mais protocolar. Nas contas oficiais de Twitter e Facebook do Ministério das Finanças do país foi publicada uma mensagem de congratulações onde se pode ler: “Parabéns a Mário Centeno pela sua eleição como presidente do Eurogrupo. Aguardo com expectativa trabalhar com Centeno para aprofundar a União Monetária e Económica. PG.”

(Notícia atualizada às 17h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro do Luxemburgo: Partidos sobrepuseram-se às competências na eleição de Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião