Direto Centeno: Eleição para Eurogrupo “não afeta política interna”

Mário Centeno venceu à segunda volta a eleição para presidente do Eurogrupo. Prometendo construir consensos, o ministro das Finanças diz que a sua eleição prestigia Portugal.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, venceu esta segunda-feira a corrida à presidência do Eurogrupo, à segunda volta de votações. Na primeira ronda de votações nenhum ministro conseguiu um mínimo de dez votos, tendo a ministra da Letónia desistido. Peter Kazimir, da Eslováquia, desistiu pouco depois.

Releia aqui o relato do dia em direto no ECO.

 

4 Dezembro, 201715:14

key Centeno já falou. Votações prestes a começar

Os ministros das Finanças do Euro estão reunidos para eleger um novo presidente para o Eurogrupo, que sucederá a Jeroen Dijsselbloem em janeiro.

Mário Centeno já explicou aos colegas quais são os seus planos para os países da moeda única nos próximos dois anos e meio. Pierre Gramegna, do Luxemburgo, e Peter Kazimir, da Eslováquia, também já falaram.

Neste momento a candidata da Letónia, Dana Reizniece-Ozola está a fazer a sua apresentação.

Assim que terminar, as votações vão começar.

Margarida Peixoto
4 Dezembro, 201715:17

Mário Centeno, Peter Kazimir, Pierre Gramegna ou Dana Reizniece-Ozola? Quem será o próximo presidente do Eurogrupo?

Rita Frade
4 Dezembro, 201715:19

Marcelo: Portugal vai ter voz mais forte, mas exigência acrescida
O Presidente da República considerou que, com Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, Portugal vai ter “uma voz mais forte” nas instituições europeias, mas também “um preço de exigência acrescida” em termos financeiros.
À saída de uma visita ao Centro de Apoio Social dos Anjos, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre as declarações do presidente cessante do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que deu como certo que o seu substituto no cargo será o ministro português das Finanças.
O Chefe de Estado também pareceu dar como certa a eleição de Mário Centeno, e considerou que mudará a forma como o país é olhado: “Quando olham agora para Portugal olham para o país que tem o presidente do Eurogrupo. Não é exatamente a mesma coisa. Era um patinho feio, para muitos, muito feio, há dois anos, e agora, de repente, é um cisne resplandecente. Isso faz toda a diferença”.
“Agora, tudo tem um preço na vida. E o preço é o seguinte: é que não se brinca em serviço. A execução de 2018 e o Orçamento para 2019 têm de corresponder àquilo que é a exigência de alguém que dá o exemplo no Eurogrupo”, acrescentou.
Lusa

Mónica Silvares
4 Dezembro, 201715:22
key Centeno não vence na primeira volta

A TVI24 avançou, e o ECO confirmou, que a candidata letã desistiu da sua candidatura após a primeira volta. Centeno e os restantes dois candidatos vão continuar na corrida para uma segunda volta.

As votações continuarão até um dos candidatos conseguir uma maioria absoluta, ou seja, pelo menos dez dos 19 votos.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201715:39

Eurogrupo faz breve pausa

Antes do princípio da segunda volta, que com a saída da candidata letã pode ditar a vitória de um dos outros candidatos, os ministros das Finanças fazem um breve intervalo.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201715:45

A segunda votação está a começar, sabe o ECO.

Margarida Peixoto
4 Dezembro, 201715:50

RTP diz que Mário Centeno teve oito votos na primeira ronda de votações. O segundo mais votado teve cinco votos, e os outros dois três. Entretanto, a ministra das Finanças letã já desistiu da corrida.

Pedro Sousa Carvalho
4 Dezembro, 201715:51

A RTP diz que Mário Centeno teve oito votos na primeira ronda de votações — precisa de mais dois para conseguir a presidência. O segundo mais votado teve cinco votos, e os outros dois obtiveram três. Entretanto, a ministra das Finanças letã já desistiu da corrida.

Durante a pausa entre votações os ministros estiveram a fazer mais negociações, acrescenta a RTP.
Pedro Sousa Carvalho
4 Dezembro, 201715:55
Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo
Mário Centeno preside agora o grupo dos ministros das Finanças da Zona Euro, com a maioria dos votos dos colegas, confirmou o ECO.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201715:57

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:06

O Partido Socialista felicita Mário Centeno.

Rita Frade
4 Dezembro, 201716:07
O porta-voz do presidente do Eurogrupo, Michel Reijns, publicou uma fotografia de Jeroen Dijsselbloem a congratular Mário Centeno pela vitória.
https://twitter.com/MichelReijns/status/937713908357521408
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:08
Carlos Moedas sobre vitória de Centeno: “Ter um português em altos cargos internacionais é sempre positivo para o país”
“Quero dar os parabéns a Mário Centeno e a Portugal pela eleição do seu ministro das Finanças para Presidente do Eurogrupo, a partir de Janeiro de 2018. Como tenho dito, ter um português em altos cargos internacionais é sempre positivo para o país”, disse o comissário Carlos Moedas, na sequência da eleição do ministro das Finanças português.
Carlos Moedas recordou que “esta eleição ocorre numa altura em que o Eurogrupo atravessa um momento-chave de transição.” Lembrou que “as contas públicas dos países da zona euro voltaram a cumprir as regras, a economia da zona euro voltou a crescer, o desemprego a cair e apenas a Grécia está ainda sob intervenção da Troika” e frisou que “o grande desafio para o futuro será o de gerir o processo de reforma da União Económica e Monetária com base nas propostas que a Comissão europeia apresenta já esta quarta-feira”.
“Este caminho de reforma será complexo mas estou certo de que o Ministro Mário Centeno conseguirá construir os consensos necessários para se chegar a bom porto”, disse.
Margarida Peixoto
4 Dezembro, 201716:08

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:10

Moscovici congratula Centeno em português: “Parabéns, amigo!”

No Twitter, o Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, congratulou Mário Centeno pela vitória, escrevendo: “Estou feliz por trabalhar contigo em equipa para enfrentar os nossos desafios comuns”. E terminou em português: “Parabéns, amigo!”
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:15
Centeno quer criar consensos “como ensinou Jeroen Dijsselbloem”

Mário Centeno dirige-se agora em inglês aos jornalistas na conferência de imprensa que se seguiu à votação que o escolheu para presidente.

“Estou obviamente preparado para trabalhar” com as diferentes instituições e países, “e para criar consensos, tal como Jeroen nos ensinou”, acrescenta, deixando a palavra de agradecimento ao presidente de saída, que respondeu: “Obrigado Mário, e desejo-te sorte no teu futuro papel”.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:20

Rita Frade
4 Dezembro, 201716:21
key Moscovici assinala desafios de Centeno

Pierre Moscovici dá agora os parabéns a Mário Centeno em pessoa, na conferência de imprensa que se segue à eleição.

“Terá de dirigir o trabalho do Eurogrupo no aprofundamento da nossa união económica e monetária, e assegurar uma conclusão suave do programa de ajustamento grego”, disse Moscovici. “Asseguro que poderá contar com a ajuda da Comissão Europeia”.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:22

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:30

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, também já deixou uma mensagem a Mário Centeno.

Rita Frade
4 Dezembro, 201716:30
Klaus Regling, do Mecanismo Europeu de Estabilidade, congratula também Mário Centeno pelo seu sucesso, na conferência de imprensa do Eurogrupo.

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:33


Marcelo sobre eleição de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo:
“Agora somos ainda mais responsáveis do que antigamente. Não pode
haver nem descuido, nem aventuras em matéria financeira em
Portugal”.

Pedro Sousa Carvalho
4 Dezembro, 201716:36
key Centeno sublinha a intenção de Portugal de ajudar a construir a Zona Euro

“Só quero sublinhar o amplo consenso que obtivemos com esta candidatura, e a firme determinação do Governo português para contribuir para a construção da União Europeia, da Zona Euro, e vamos continuar neste trajeto”, afirma Mário Centeno, questionado por um jornalista.

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:38

Primeira reunião do Eurogrupo dirigida por Centeno marcada para 22 de janeiro

O mandato de Mário Centeno à frente dos ministros das Finanças do euro começa a 13 de janeiro — até lá, Jeroen Dijsselbloem mantém-se ainda como presidente.
De acordo com um comunicado do Conselho da União Europeia, a primeira reunião do Eurogrupo que será liderada por Centeno está agendada para 22 de janeiro.
Margarida Peixoto
4 Dezembro, 201716:39

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, congratula também Mário Centeno pela sua eleição como presidente do Eurogrupo. Juncker diz que Centeno “tem todas as qualidades” necessárias para o cargo.

Rita Frade
4 Dezembro, 201716:44
Centeno: “Todos os países contam” para a consolidação da união monetária

“Temos estado a discutir no Eurogrupo, há bastante tempo, a forma de completar a Zona Euro. Temos feito grandes passos nesse sentido mas compreendemos que há muito mais a fazer”, afirma Mário Centeno. “É assim pois queremos que a estabilidade financeira seja uma realidade no futuro, e temos que trabalhar para isso”.

O ministro das Finanças acrescentou ainda que há um “grande sentido de unidade” no Eurogrupo. “Não podemos fazê-lo sem irmos todos juntos, todos os países contam”.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201716:45

Mário Centeno diz, na sua conta de Twitter, estar “muito contente por ser o novo presidente do Eurogrupo”.

Rita Frade
4 Dezembro, 201716:47
key Centeno esquiva-se a pergunta sobre OE2018
Questionado sobre o Orçamento português e se seriam necessárias medidas adicionais, o ministro das Finanças português esquivou-se: “Falaremos sobre isso mais tarde, se houver realmente interesse”, disse Mário Centeno, afirmando que não era o melhor contexto. Antes da sua resposta, Jeroen Dijsselbloem fez um gesto de companheirismo e disse a Centeno: “Também enfrentei perguntas semelhantes quando cheguei ao lugar”.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201717:02

Centeno vai também presidir ao Conselho de Governadores do MEE

O diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) lembrou que o ministro português terá ainda mais funções, pois presidirá ao Conselho de Governadores da instituição. “Estamos a iniciar o procedimento escrito, pois o processo deve ser formalizado e legalizado, para haver um voto entre os governadores do MEE, que são os ministros do Eurogrupo, pelo que não tenho dúvidas sobre qual será o resultado”, afirmou.
“Quero começar por felicitar o Mário pela sua eleição. Trabalhámos muito de perto nos últimos dois anos, tivemos muitas reuniões, em Lisboa, no Luxemburgo e em Bruxelas, e tivemos discussões construtivas e produtivas”, começou por dizer Klaus Regling, acrescentando saber também que o ministro português “é um economista apaixonado” e estar certo de que “isso se vai ver nos próximos anos”.
Lusa
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201717:09

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, felicita também Mário Centeno.

Rita Frade
4 Dezembro, 201717:16
Dombrovskis diz que Centeno tem muito trabalho pela frente
O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para o Euro, Valdis Dombrovskis, felicitou hoje Mário Centeno na sua eleição como presidente do Eurogrupo, considerando que terá muito trabalho durante o seu mandato.
“Parabéns a Mário Centeno na sua eleição como presidente do Eurogrupo. Temos muito trabalho pela frente: aprofundar a União Económica e Monetária, a começar por completar a União Bancária, e definir uma União de Mercados de Capital; a conclusão bem-sucedida do programa da Grécia e muitos outros assuntos”, afirmou Valdis Dombrovskis, na sua conta oficial no Twitter.
Lusa
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201717:19
key PS congratula-se com vitória de Centeno

“É muito importante numa altura em que se discute o futuro da União Europeia”, afirma João Galamba, líder parlamentar do PS, afirmando que “é por isso que nos congratulamos com esta decisão”.

“Não é o Eurogrupo que vem para Portugal, é Portugal que vai para o Eurogrupo”, continua, reforçando o currículo de sucesso em Portugal no âmbito das contas públicas e do emprego. “Já não estamos na fase em que a única política possível na União Europeia é a austeridade”, acrescenta.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201717:20
UGT celebra vitória de Centeno

Também o sindicato UGT, com ligações ao PS, enviou um comunicado para comemorar a vitória de Mário Centeno.

“A UGT congratula-se com a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, naquela que poderá ser uma mudança na liderança económica da União Europeia”, lê-se no texto. “Este resultado coloca Portugal numa posição determinante e mais activa para a construção de consensos entre os estados-membros no sentido de uma convergência económica e social e de uma política de crescimento e criação de emprego. Simultaneamente, dá ao Executivo português uma maior responsabilidade na condução da disciplina orçamental.”
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201717:23

O deputado socialista João Soares escreveu no seu perfil de Facebook “já está”.

Já está.

Posted by João Soares on Monday, 4 December 2017

Rita Frade
4 Dezembro, 201717:35
PSD: Conquista de Centeno deve-se a avanços começados pelo PSD

“Sabemos que não é o mesmo que ser presidente da Comissão Europeia ou secretário-geral das Nações Unidas, mas é um cargo importante”, afirma Duarte Pacheco, do PSD, aos jornalistas, em declarações transmitidas pelas televisões.

Para o PSD, esta presidência significa “uma garantia de que as políticas de rigor e consolidação orçamental não vacilarão e possam continuar no rumo que se iniciou em 2011″, e que “permitiram que chegasse à presidência do Eurogrupo um compatriota nosso”.
“Se Portugal em 2011 estava com um procedimento por défice excessivo, e se não tivesse iniciado aí um percurso de redução do défice”, acrescenta Duarte Pacheco, “sem dúvida nenhuma que um compatriota nosso não alcançaria essa posição”.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201717:44
PCP continuará contra restrições europeias sobre Portugal

“O PCP terá a mesma postura que teve até hoje de luta contra esses constrangimentos que limitam” o país, afirma João Ferreira às televisões.

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:04
CDS espera para ver impacto de presidência de Centeno

CDS-PP quer ver quais vão ser os impactos da presidência de Mário Centeno no Eurogrupo, tanto nas questões europeias como nas da moeda única.

“O Eurogrupo por si não tem uma política, e por isso o que é fundamental e relevante são as posições que toma e aquilo que defende em relação àquilo que deve ser a postura europeia. Não vejo, neste momento, que haja essa vantagem”, afirma o deputado do CDS-PP João Pinho de Almeida.

“As nossas divergências com o professor Mário Centeno e a sua gestão das Finanças Públicas têm muito mais a ver com questões de transparência”, e não com questões europeias, acrescentou o deputado centrista.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:09
key Centeno dá conferência de imprensa em português após vitória

“Hoje na reunião do Eurogrupo como todos já sabem decorreu a eleição do presidente”, começa Mário Centeno na sua conferência de imprensa em português.

“É um momento que valoriza todo o processo que Portugal tem feito nos últimos anos, um processo que é entendido como um sucesso na Europa”, afirma o ministro das Finanças que foi escolhido para suceder a Jeroen Dijsselbloem.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:11
Centeno: “Saber ouvir” marcou o seu mandato como ministro das Finanças

“Tenho a enorme honra de ser o próximo presidente do Eurogrupo, e Portugal o enorme orgulho de ter o seu ministro das Finanças a ocupar esse posto”, continuou. “Certamente saber ouvir e debater ideias é algo que todos entenderão ter feito parte da descrição das minhas tarefas nos últimos anos, e empregarei exatamente os mesmos princípios e o mesmo esforço nesta nova fase”, acrescentou.

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:13
Centeno congratulou-se pela vitória, uma honra para o país: “É o ministro das Finanças de Portugal que por acaso se chama Mário Centeno que ocupa este lugar. É seguramente uma honra para mim, como referi, e uma honra para o país que não tem paralelo”.
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:17

“Nós temos tido algumas sessões de linguística quando lemos estes comunicados”, refere agora Mário Centeno sobre o comunicado do Conselho Europeu que sinalizava riscos no Orçamento do Estado para 2018. “São riscos a que, na condução da política económica, todos temos de estar atentos. Temos feito uma ênfase muito grande naquilo que é o exercício orçamental que apresentamos, as condições que temos para o cumprir”, afirma.

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:22

“Esta eleição na política interna em Portugal na verdade não muda nada”, afirma Mário Centeno.

Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201718:39

Augusto Santos Silva: Vitória de Centeno é “vitória para o Eurogrupo”

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje que a eleição de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo é “uma grande vitória” para este fórum de ministros das Finanças, destacando a necessidade de concluir a união económica e monetária.
“É uma grande vitória para Portugal, é uma grande vitória evidentemente para Mário Centeno, mas é sobretudo uma grande vitória para o Eurogrupo, que precisa de formar tão rapidamente quanto possível um consenso, porque todos nós temos de tomar decisões importantes no que diz respeito à conclusão da união económica e monetária”, disse Augusto Santos Silva, que falava à entrada da cerimónia de abertura da VII Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).
Lusa
Marta Santos Silva
4 Dezembro, 201719:15

Este direto fica por aqui. Obrigada por ter acompanhado a eleição de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo com o ECO.

Marta Santos Silva
PUB

Comentários ({{ total }})

Centeno: Eleição para Eurogrupo “não afeta política interna”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião