Fed: Powell defende subida das taxas de juro

  • ECO
  • 28 Novembro 2017

O próximo presidente da Fed, Jerome Powell, manifestou-se a favor de um aumento das taxas de juro na maior economia do mundo, embora "não se possa prever o futuro".

No dia em que se espera a oficialização de Jerome Powell como próximo presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), o responsável afirmou, perante o Senado, que prevê um aumento nas taxas de juro. Powell segue desta forma a linha de ação da antecessora, Janet Yellen, passando uma mensagem de estabilidade.

Esperamos que as taxas de juro aumentem um pouco e que a dimensão do balanço diminua gradualmente“, afirmou Powell, citado pelo Financial Times (conteúdo em inglês/acesso pago). “Contudo, enquanto tentamos que as políticas sejam tão previsíveis quanto possível, não se pode prever o futuro com certezas”, acrescentou.

O sucessor de Yellen mostrou-se a favor de um “progresso continuado em direção a uma recuperação completa” para a economia americana, avança o jornal. Em relação a mudanças, mostrou-se aberto a reduzir as pressões regulatórias no setor financeiro. Comprometeu-se ainda com maiores níveis de transparência.

"Devemos estar preparados para responder decisivamente e com a força apropriada a ameaças novas e inesperadas”

Jerome Powell

“Devemos estar preparados para responder decisivamente e com a força apropriada a ameaças novas e inesperadas”, acrescentou. Apesar de afirmar que o sistema financeiro está “sem dúvida” mais forte e resiliente em relação há uma década, Powell salientou a necessidade de se continuar a aplicar reformas, que incluem “fortes níveis de capital e liquidez, testes de stress e planos de resolução“.

Powell deverá subir ao cargo de presidente da Fed no início de fevereiro — altura em que Yellen planeia abandonar por completo a instituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed: Powell defende subida das taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião