Black Friday anima retalhistas. Wall Street apanha boleia

  • Rita Atalaia
  • 24 Novembro 2017

As principais bolsas norte-americanas fecharam a semana no verde, numa sessão que foi mais curta depois do Dia de Ação de Graças. Os ganhos das retalhistas animaram Wall Street.

As principais bolsas norte-americanas encerraram no verde, numa semana que foi marcada pela calma nos mercados. Com um feriado na quinta-feira, e o mercado a fechar mais cedo nesta sessão, o volume de negociação acabou por ser fraco. Mas foi animado esta sexta-feira pelo dia mais agitado do ano para as retalhistas. A Black Friday trouxe ganhos às empresas e Wall Street acabou por apanhar boleia.

Neste contexto, o Dow Jones somou 0,14% para 23.557,99 pontos. O S&P 500, o índice de referência da bolsa dos EUA, apresentou uma valorização de 0,21% para 2.602,42 pontos, enquanto o Nasdaq seguiu a tendência ao apreciar 0,32% para 6.889,16 pontos, com ambos os índices a tocarem recordes. Este desempenho foi influenciado pela subida das ações da Macy’s, Kohl’s, Wal-Mart e Target, assim como a Amazon.

Depois de dois anos dececionantes, as vendas voltaram a ganhar força este ano, de acordo com analistas consultados pela Reuters. As retalhistas obtêm cerca de 40% das suas vendas anuais durante esta época de compras. “Sendo a altura mais agitada do ano para as retalhistas, os investidores estão otimistas de que a atividade económica vai continuar a melhorar à medida que entramos na época de Natal”, afirma Andre Bakhos, diretor da Janlyn Capital.

"Sendo a altura mais agitada do ano para as retalhistas, os investidores estão otimistas de que a atividade económica vai continuar a melhorar à medida que entramos na época de Natal.”

Andre Bakhos

Diretor da Janlyn Capital

“As notícias em torno das compras nas lojas físicas e online são boas, o que aumenta a expectativa de um crescimento das vendas a retalho”, refere Peter Cardillo, economista-chefe da First Standard Financial, à Reuters. Para além do retalho, os preços do petróleo também estiveram em foco.

Os preços do “ouro negro” estão a valorizar nos mercados internacionais. Enquanto o Brent, negociado em Londres, sobe 0,52% para 63,88 dólares, o WTI, negociado em Nova Iorque, avança 1,64% para 58,97 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Black Friday anima retalhistas. Wall Street apanha boleia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião