EDP encaixa quase 600 milhões com o défice tarifário

  • ECO
  • 22 Novembro 2017

A EDP voltou ao mercado para se financiar, desta vez através da venda de mais uma "fatia" do défice tarifário. Colocou quase 600 milhões de euros.

A EDP vendeu mais uma “fatia” do défice tarifário. A Tagus comprou à elétrica liderada por António Mexia dívida no valor de quase 600 milhões de euros, sendo que para adquirir estes títulos irá realizar uma emissão que pagará um cupão de 0,85%.

“A EDP Serviço Universal acordou ceder, de forma plena e sem recurso à Tagus – Sociedade de Titularização de Créditos, S.A. (“Tagus”), uma parcela do Défice Tarifário de 2017, no montante de 584 milhões de euros, e respetivos juros“, refere a EDP em comunicado enviado à CMVM.

“O défice tarifário de 2017 resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2017 (incluindo ajustamentos de 2015 e 2016) relacionado com a aquisição de energia aos produtores em regime especial”, explica a empresa.

A Tagus financiará a aquisição desta parcela do défice tarifário através da emissão de 600 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, dos quais 5% serão retidos pela EDP SU, com uma yield de 0,854%, cupão de 0,850%, e rating esperado de A1/BBB, atribuído pela Moody’s e Fitch, respetivamente”.

A StormHarbour Securities LLP atuou como sole arranger e o Banco Santander Totta, S.A. e StormHarbour Securities LLP actuaram como joint lead managers da transação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP encaixa quase 600 milhões com o défice tarifário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião