Transformação Digital 5.0

  • ECO + PT EMPRESAS
  • 13 Novembro 2017

A avalanche de inovação tem vindo a alterar os paradigmas de negócio que imperavam. A explosão do Big Data, o cloud computing e as tecnologias mobile, modificaram ritmos de trabalho das empresas.

A Transformação Digital (ou DX, sigla em inglês) continua a ser o buzz concept do momento, impactando a alocação de investimento de empresas e Estados às áreas das tecnologias de informação, de forma transversal tanto geográfica como sectorialmente.

A avalanche de inovação a que temos vindo a assistir alterou os paradigmas de negócio que, até agora, imperavam. A explosão do Big Data, o cloud computing, as tecnologias mobile, entre outros, modificaram processos e ritmos de trabalho.

Neste novo mundo, o sucesso empresarial mede-se pela capacidade de as organizações se adaptarem e reverem, internamente, processos de investigação, análise e tomada de decisão. Estes devem ser pautados por um equilíbrio em que negócio e digital serão, cada vez mais, conceitos sinónimos.

Segundo o estudo da consultora IDC FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2018 Predictions, apresentado no início deste mês, os investimentos diretos em transformação digital vão alcançar o limiar dos 6,3 triliões de USD no triénio de 2018–2020.

Segundo a IDC, cerca de 59% das empresas a nível global ainda estão no que se designa de “impasse digital” e continuam à procura de saídas para o labirinto da transformação digital que conduz à efetiva maturidade digital.

Outra das principais conclusões apresentadas revela que, não obstante o reforço significativo de investimento nesta área por parte das empresas, há um fosso preocupante entre os líderes e os “retardatários”, com potenciais consequências para as empresas que não conseguirem fazer a transição para um modelo nativo digital.

Previsões IDC para a transformação digital nos próximos 2 anos:

  • Até 2019 o crescimento do investimento face a 2017 seja de 42% (o investimento total será de: 1,7 US$ triliões)
  • No final de 2018 pelo menos 40% das organizações terão um departamento de liderança digital responsável pela definição e implementação de uma estratégia de digitalização.
  • Em 2019 os assistentes pessoais digitais e os bots terão influência direta em 10% do total de vendas e promoverão um crescimento sustentado no seio das organizações que tenham os tenham adotado de forma profícua

Qual o plano de ação, neste contexto de profundo impacto digital? Manter o foco, definir áreas de atuação prioritárias na orgânica da empresa, identificar novos métodos de trabalho e parceiros especializados nesta era digital.

Durante o Web Summit, foi lançado pela Altice o Cloud Office 5.0, uma solução que pretende ser o ponto de partida para a transformação digital. Esta solução é destinada a startups e PME e permite potenciar a eficiência de todas as empresas que hoje estão em pleno processo de transformação digital. O Cloud Office 5.0 da PT empresas assume-se como uma solução para empresas que permite de forma simples e económica criar um posto de trabalho preparado para os desafios da economia digital. Esta oferta é constituída por cinco componentes: produtividade, colaboração, suporte técnico, segurança e equipamentos.

“A transformação digital das empresas é inevitável no seu processo de crescimento e competitividade. Transforma o modo como as empresas se relacionam com os seus clientes e fazem negócios, e transforma os comportamentos por parte dos colaboradores devido às novas tendências tecnológicas como a virtualização, mobilidade e BYOD”, explica a empresa em comunicado.

As empresas procuram encontrar formas de responder à atual dinâmica do mercado, substituindo os padrões tradicionais de desenvolvimento dos seus modelos de negócio por modelos ‘startup like’.

Altice

Daí à prática, a ideia da Altice é contrariar a adoção lenta “devido aos custos com a transformação digital, à ausência de estratégia e ferramentas adequadas e/ou à complexidade na transição”. Para isso, o novo produto simplifica todo o processo, numa lógica ‘startup like’ com base nos seguintes pontos principais.

Para saber mais, consulte estas informações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transformação Digital 5.0

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião