Costa confia em Pedro Siza Vieira para alavancar crescimento

  • ECO
  • 4 Novembro 2017

Pedro Siza Vieira terá várias funções no Governo ligadas ao alavancar do crescimento da economia. Tudo somado, poderá vir a ser como um supraministro da Economia e braço direito de Costa.

O recém-eleito ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, até pode não ter nenhuma pasta concreta para tutelar. Ainda assim, o primeiro-ministro António Costa conta com este advogado da Linklaters, seu amigo pessoal, para servir funções de braço direito no que toca a questões do foro do crescimento económico.

No entanto, segundo avançou o Expresso este sábado [acesso pago], os dossiês sob responsabilidade de Siza Vieira poderão colocá-lo numa posição até mesmo superior à do próprio Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia.

Segundo o semanário, o trabalho de Pedro Siza Vieira será muito focado no crescimento económico: ficará responsável por monitorizar o Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia, por coordenar o programa Capitalizar, por acompanhar projetos de investimento de grande envergadura e por tutelar a Unidade de Missão para a Valorização do Interior. Todas estas funções transformam-no num “ministro com muito poder”, refere o jornal.

Outra das tarefas do novo ministro será a da coordenação política, facto que, segundo o Expresso, estará a causar algum desconforto entre alguns socialistas, dada a falta de experiência política de Siza Vieira. Por fim, pesa ainda o facto de ser um nome fora do partido. De qualquer das formas, Siza Vieira poderá ser como um número dois no Governo, ou mesmo um novo número um para reforçar António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa confia em Pedro Siza Vieira para alavancar crescimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião