Escalada de 3% do BCP anima PSI-20

  • Juliana Nogueira Santos
  • 30 Outubro 2017

O negócio do BCP na Polónia superou as estimativas e os investidores aplaudiram. As ações do banco português avançaram mais de 3%, puxando pelo PSI-20.

A primeira sessão da semana foi de ganhos para o principal índice português. O PSI-20 avançou quase 0,70% com 12 das 18 cotadas a negociarem a terreno positivo, sendo o BCP o protagonista do dia. O braço polaco do banco liderado por Nuno Amado registou lucros bem acima do esperado pelos investidores, o que levou os títulos a avançarem mais de 3%.

O Bank Millennium registou 502 milhões de zlotys, ou 117,8 milhões de euros, de lucros nos nove primeiros meses do ano, com o BCP a salientar que os resultados revelam a “continuação da melhoria da rendibilidade e da eficiência operacional”. As ações do banco chegaram a ganhar 4,16% durante a sessão desta segunda-feira, mas terminaram o dia a avançar 3,03% para 25,5 cêntimos.

Destaque positivo também para a Jerónimo Martins, cujos títulos avançaram 0,71% para 15,63 euros, para a Nos, que ganhou 0,86% para 5,16 euros, e para as empresas do universo EDP, com a EDP a ganhar 0,26% para 3,03 euros e a EDP Renováveis a valorizar 0,27% para 7,10 euros.

Ainda que tenha visto os seus lucros a subirem 45% no terceiro trimestre do ano, a Galp Energia não escapou às perdas, tendo sido uma das seis cotadas a encerrar o dia em terreno negativo. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva registou 166 milhões de euros de lucros, mas desvalorizou 0,06% em bolsa, cotando nos 15,59 euros. A Altri, a Ibersol, a Navigator, a REN e a Sonae Capital acompanharam a petrolífera portuguesa nas perdas.

Na Europa, o dia também foi de ganhos, com as principais bolsas a avançarem perante um clima político e social mais estável. O espanhol IBEX-35 avançou 2,44% com as notícias de que a Generalitat vai ser acusada de rebelião, enquanto o alemão DAX avançou 0,09%. O índice de referência europeu, o Stoxx 600, avançou 0,12%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escalada de 3% do BCP anima PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião