Galp Energia aumenta produção de petróleo em quase 30%

A petrolífera portuguesa continua a revelar um crescimento da produção. No terceiro trimestre, foram extraídos 92,4 mil barris de petróleo, mais 29,2% face ao período homólogo.

A Galp Energia voltou a revelar um forte crescimento na produção de petróleo. Foram extraídos 92,4 mil barris de petróleo ou produto equivalente durante o último trimestre, uma evolução explicada pelo Brasil já que a produção em Angola encolheu. Num período marcado por preços do petróleo mais elevados, as margens de refinação aceleraram.

De acordo com os dados preliminares divulgados pela empresa liderada por Carlos Gomes da Silva — que vai revelar as contas finais a 30 de outubro –, a produção média de petróleo passou de 88,1 para 92,4 mil barris de petróleo ou produto equivalente, mais 29,2% que no período homólogo. No Brasil, a produção subiu 35,2%. Em Angola encolheu 23,2%.

Esta maior produção da matéria-prima aconteceu num trimestre em que os preços do petróleo estiveram mais elevados. O preço 13,6% acima do registado no mesmo trimestre do ano passado terá ajudado a empresa portuguesa a registar um forte aumento nas margens de refinação.

Segundo o comunicado enviado à CMVM, a Galp Energia nota que as margens de refinação de referência na Europa foram de 5,5 dólares por barril durante o terceiro trimestre, uma melhoria face ao trimestre homólogo e face ao trimestre anterior. Neste terceiro trimestre do ano, as vendas de produtos refinados da Galp Energia aumentaram em 5,1%.

Nota ainda para o gás, que apresentou uma evolução menos positiva neste período. As vendas totais de gás natural e gás natural liquefeito apresentaram uma descida de 1,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia aumenta produção de petróleo em quase 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião