Associação Mutualista faz acordo com empresa chinesa

  • ECO
  • 22 Setembro 2017

A dona do Montepio assinou uma parceria com o grupo chinês CEFC. Este acordo permitirá aos chineses entrarem no capital das empresas financeiras da Associação Mutualista.

A Associação Mutualista assinou uma parceria estratégica com o grupo chinês CEFC Energy. Este acordo assinado entre a entidade liderada por António Tomás Correia e a empresa de energia chinesa envolve várias participações em empresas financeiras da Associação, mas exclui qualquer investimento na Caixa Económica Montepio Geral.

“A cooperação estratégica será implementada através de um conjunto de acordos e projetos específicos”, lê-se num comunicado da associação liderada por António Tomás Correia. Mas “não incluirá, em nenhum dos casos, qualquer participação na Caixa Económica Montepio Geral”, acrescenta.

"A cooperação estratégica será implementada através de um conjunto de acordos e projetos específicos a serem negociados e acordados ao critério de cada parte, que não incluirá, em nenhum dos casos, qualquer participação na Caixa Económica Montepio Geral.”

Associação Mutualista Montepio Geral

Este acordo, assinado entre o vice-presidente da empresa chinesa, Hongbing Wu, e o CFO da Associação Mutualista, Miguel Teixeira Coelho, deve resultar, diz a entidade, numa “parceria estratégica de longo prazo para uma potencial cooperação empresarial multidimensional”, num acordo vantajoso para ambas as partes. Esta parceria é assinada depois de o Jornal Económico ter avançado que a Associação Mutualista pôs a seguradora Lusitânia à venda.

Segundo o comunicado, a chinesa CEFC é uma das maiores empresas privadas na China, com foco no setor energético. O grupo regista receitas superiores a 40 mil milhões de dólares anualmente e faz parte da lista Fortune Global 500 há quatro anos consecutivos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Mutualista faz acordo com empresa chinesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião