Norges Bank atinge um bilião de dólares em ativos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Setembro 2017

O maior fundo soberano mundial atingiu um patamar histórico, gerindo um bilião de dólares em ativos. Mas não foi com investimentos ou reforços que chegou lá.

O maior fundo soberano do mundo, o Norges Bank, atingiu esta terça-feira às 1h01 o patamar do um bilião de dólares em ativos geridos. Esta meta não foi atingida através de novos investimentos ou reforços de participação, mas sim da desvalorização do dólar. A coroa norueguesa tem ganho terreno em relação ao dólar, com um dólar a corresponder a 7,80 coroas norueguesas.

“Acho que nunca ninguém esperou que o fundo atingisse um bilião de dólares quando foi feito o primeiro investimento, em maio de 1996”, afirmou, em comunicado, o presidente executivo do fundo, Yngve Slyngstad. “Atingir este valor é uma meta e o aumento do valor de mercado do fundo tem sido espantoso.”

A divisa norte-americana tem estado a desvalorizar em relação a diversas moedas europeias, incluindo a coroa norueguesa. Um dólar segue a valer 7,80 coroas norueguesas, o que permite ao fundo atingir esta avaliação rara.

Dólar perde terreno em relação à coroa norueguesa

Fonte: Bloomberg

Os investimentos deste que é o maior fundo soberano do mundo estendem-se desde os EUA até à Coreia do Sul. A carteira chega até Portugal, onde o Norges Bank tem participação em cotadas nacionais como a Navigator, a Nos, a EDP, a Galp e REN e a Jerónimo Martins. Estas renderam no primeiro semestre deste ano 190 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norges Bank atinge um bilião de dólares em ativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião