Emprego desacelera. Wall Street abre no verde

A criação de emprego em agosto nos EUA desiludiu as expectativas do mercado. O indicador desacelerou mais do que o esperado, o que baixa as probabilidades da Fed continuar a aumentar a taxa de juro.

Depois da revisão em alta do PIB, as estatísticas económicas desiludiram esta sexta-feira. A criação de emprego ficou aquém do esperado. Apesar disso, Wall Street abriu a valorizar esta sexta-feira. O Dow Jones está a subir 0,17% para os 21.985,27 pontos. O S&P 500 valoriza 0,18% para os 2.476,10 pontos e o Nasdaq aumenta 0,18% para os 6.440,09 pontos.

Dado que esta manhã os dados sobre o emprego foram fracos e os resultados de Harvey, na minha opinião, a Fed não irá aumentar a taxa de juro outra vez em 2017“, afirmou o especialista Tom di Galoma, em declarações à Bloomberg. Em causa estão os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho que reveleram que a taxa de desemprego subiu de 4,3% para os 4,4%.

O crescimento do emprego nos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado em agosto, depois de dois meses de forte criação de postos de trabalho. Ainda assim, continua a ser criado mais emprego nos EUA o que, em conjunto com a revisão em alta do PIB, dá razões à Reserva Federal para continuar a retirada dos estímulos da economia.

Contudo, há um problema que persiste: os salários continuam praticamente iguais. Depois de um subida de 0,3% em julho, também os salários desaceleraram para 0,1% em agosto. Este fator pode fazer com que a Fed pense duas vezes antes de aumentar a taxa de juro pela terceira vez este ano.

A contrabalançar este efeito está a revisão em alta do PIB esta quarta-feira. Desde o terceiro trimestre de 2014 que a economia norte-americana não crescia tanto. A segunda estimativa do gabinete de estatísticas económicas dos EUA aponta para um crescimento da economia de 3%, acima dos 2,6% da primeira estimativa.

A economia norte-americana cresceu através do aumento do consumo interno e do investimento de não residentes. Em contrapartida, a despesa dos Estados federais foi revista em baixa, contribuindo menos para a recuperação económica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emprego desacelera. Wall Street abre no verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião