Cidades europeias apertam o cerco aos automóveis a diesel

  • ECO
  • 28 Agosto 2017

Face às novas regras de emissões diesel, vários carros enfrentam restrições para circular pelas cidades europeias. Em Portugal contam-se 1,4 milhões que poderão não ser bem-vindos no estrangeiro.

Os 1,4 milhões de carros a gasóleo comprados entre 2006 e 2014 em Portugal não cumprem as normas de emissões que estarão brevemente em vigor em cidades europeias como Madrid ou Paris.

São onze as cidades europeias que prometem proibir a circulação de veículos a gasóleo até 2025, conta o Diário de Notícias. Duas delas são Madrid e Paris. Mas ainda antes desse ano, as regras vão apertar e permitir apenas a entrada de veículos diesel mais amigos do ambiente, isto é, aqueles cuja matrícula exibe uma data de produção posterior a 2014.

Em Portugal, existem 1,4 milhões de veículos a diesel que datam de anos anteriores a 2014. Isto significa que estes carros deverão desvalorizar, para além de conhecerem novas fronteiras à sua circulação. A única hipótese para os condutores é trocá-los ou fazer alterações que os tornem mais “verdes”.

Portugal ainda é um dos países europeus com maior percentagem de carros a diesel. A situação não parece preocupar as associações automóveis nacionais. O presidente da ANECRA, representante dos concessionários, afirma que “Existe algum empolamento à volta desta questão”. Carlos Barbosa, presidente da ACP, acredita que “Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo”.

"Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores é que pensam assim. Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina”

Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP)

Um país que serve de ilustração a estas preocupações é a Alemanha, casa da marca Volkswagen e portanto palco dos recentes escândalos de carros a diesel que tinham um dispositivo que manipulava o registo das emissões poluentes. As grandes fabricantes automóveis alemãs — BMW, Mercedes, Opel e Volkswagen — reuniram recentemente com o governo e acordaram uma redução de emissões para os seus veículos de 25% a 30%, alterações que vão custar cerca de 500 milhões de euros, acrescenta o Diário de Notícias.

Perto de um terço dos alemães pretende trocar o seu carro a diesel. Contudo, o presidente da associação de comerciantes alemã assinala que “os clientes estão indecisos. Precisamos de sinais claros do governo para perceber em que condições os diesel vão ser afetados pelas restrições à circulação“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cidades europeias apertam o cerco aos automóveis a diesel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião