Brexit: O pedido de saída veio pelo correio, mas foi falha

  • Juliana Nogueira Santos
  • 24 Agosto 2017

Uma centena de europeus recebeu cartas do Governo convidando-os a abandonar o país. Theresa May já veio afirmar que foi "falha".

Cerca de 100 europeus a residirem no Reino Unido receberam cartas do Governo convidando-os à saída voluntária do país. Nas missivas, tornadas públicas por uma finlandesa através das redes sociais, os cidadãos eram notificados que “foi tomada a decisão de o expulsar do Reino Unidos” e que poderiam sair voluntariamente ou seriam deportados no prazo de um.

Após o caso ter incendiado as redes sociais, com Eva Johanna Holmberg a publicar os detalhes e ter falado com diversos meios de comunicação social, o Ministério da Administração Interna britânico foi obrigado a esclarecer que as cartas tinham sido “uma falha”, pedindo desculpa a todos os que as receberam.

Na mesma clarificação, o Ministério garante que “os direitos dos europeus a viverem no Reino Unido não mudaram”, sendo que, na carta recebida pelos afetados, podia ler-se que a decisão teria sido tomada de acordo com a secção 10 do Ato de Imigração e Asilo de 1999.

Este erro vem numa altura em que Londres e Bruxelas ainda não conseguiram chegar a um acordo em relação ao que acontecerá aos europeus a viver em território britânico quando a hora do Brexit chegar. A pressão também tem estado do lado dos mesmos, por não terem certeza da sua situação nos próximos anos.

Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, reiterou o pedido de desculpas do ministério, deixando a garantia a todos os europeus no país de que “que os seus direitos no Reino Unido continuam inalterados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: O pedido de saída veio pelo correio, mas foi falha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião