OE2018: Reunião do Governo com o Bloco derrapa para a próxima semana

  • Marta Santos Silva
  • 23 Agosto 2017

A reunião agendada para esta quarta-feira entre o Bloco e o Governo não vai acontecer. As negociações do Orçamento do Estado de 2018 vão ser retomadas só no arranque da próxima semana.

O Governo não vai reunir com o Bloco de Esquerda esta quarta-feira, como estava agendado, devido a “uma indisponibilidade pessoal da parte do Governo”, revelou ao ECO fonte do partido liderado por Catarina Martins. Fonte do Ministério dos Assuntos Parlamentares também confirmou este adiamento, e esclareceu que a reunião entre o Bloco de Esquerda e os representantes do Governo será ser reagendada “para a próxima semana”.

Ontem, terça, o Governo reunira com o PCP, para recomeçar as negociações para o Orçamento de Estado do próximo ano. As negociações focaram-se, segundo disse ao Jornal de Negócios o líder partidário João Oliveira, na possibilidade de um novo aumento extraordinário das pensões.

Ao Jornal de Negócios, em antecipação da reunião desta quarta-feira que acabou por não acontecer, a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirmou que a sua prioridade era o conhecimento das cativações previstas para o Orçamento de 2018.

Com o Orçamento de Estado de 2018 a começar a ser negociado e a poucas semanas de ter de ser entregue, os partidos dos acordos de esquerda precisam de acertar agulhas. Como o ECO explicou esta segunda-feira, ainda há muito nos acordos originais que está por cumprir e precisa de mais trabalho. Do lado do Bloco, Joana Mortágua garantiu ao ECO que “o acordo não está e que a medida “mais gritante, e mais pesada, é a do desagravamento fiscal através do IRS,” sublinha. Este será um dos temas quentes da discussão nas próximas semanas, com o Bloco a pedir um alívio na ordem dos 600 milhões de euros, perante um ponto de partida de 200 milhões de euros da parte do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OE2018: Reunião do Governo com o Bloco derrapa para a próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião