Produção de automóveis já está a derrapar… no acumulado do ano

A produção de automóveis voltou a cair no último mês. Uma quebra que atirou a produção acumulada no ano para terreno negativo. Cai 0,7%.

Estão a sair menos automóveis das fábricas nacionais. A produção encolheu em julho, uma quebra que atirou a produção acumulada no ano para terreno negativo, de acordo com os dados da ACAP. A quebra nos ligeiros foi determinante para a redução a nível global.

“Em julho saíram das fábricas de automóveis nacionais 12.314 veículos automóveis ligeiros e pesados, menos 13,5% do que no mesmo mês de 2016”, refere a ACAP. “O resultado negativo observado no mês de julho se deveu à queda registada na produção de automóveis ligeiros de passageiros, já que os veículos comerciais apresentaram um comportamento positivo”, nota.

Esta queda arrastou a variação homóloga acumulada no período de janeiro a julho do corrente ano para a zona vermelha, embora aquela tenha registado uma diminuição de apenas 0,7%“, refere. “A produção acumulada nos primeiros sete meses de 2017 totalizou 93.704 unidades”.

Do total de automóveis produzidos no mercado nacional, 96,4% “tiveram como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”. “A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 84,2% – com a Alemanha (18,8%), Espanha (14,9%), Reino Unido (11,3%) e França (10,7%) no topo do ranking”, remata. A China pesa 10,3% nas exportações dos automóveis produzidos em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de automóveis já está a derrapar… no acumulado do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião