Sonae Sierra escala nos lucros e chega aos 64,2 milhões

Os resultados líquidos da Sonae Sierra cresceram 9% no primeiro semestre. O portefólio de centros comerciais, que alargou este ano, entregou mais proveitos, enquanto os custos diminuíram.

Os resultados da Sonae Sierra atingiram uma nova altitude. O primeiro semestre terminou com um lucro de 64,2 milhões de euros, 9% superior ao registado no mesmo período em 2016. A escalada foi bem-sucedida graças à melhoria nos resultados financeiros, à valorização das propriedades de investimento e ao aumento nos proveitos.

No comunicado ao mercado, a empresa indica que o resultado direto atingiu os 30,2 milhões de euros, tendo crescido 13% em relação ao mesmo período de 2016, depois de uma redução de 15% nos custos financeiros líquidos para 11,6 milhões de euros.

Outra mudança positiva foi a que se verificou em termos de proveitos diretos dos investimentos: subiram 8% para os 107 milhões de euros.

O valor das rendas recebidas pela Sonae Sierra cresceu 8,9% homologamente, acima da taxa de inflação média. Embora os custos dos investimentos tenham aumentado 10% em relação a 2016, o aumento nos proveitos em 8% foi suficiente para colocar o EBIT — lucro antes de juros e impostos — a crescer 6%, atingindo os 50 milhões de euros.

Os investimentos da Sonae no primeiro semestre incluíram a aquisição da totalidade do Albufeira Retail Park, através do fundo Iberia Coop no qual a Sonae Sierra tem uma participação de 10%. Também a ORES, cuja gestão é responsabilidade da Sonae Sierra e na qual esta tem uma participação de 3,75%, comprou cinco novos centros comerciais, dois em Portugal e três em Espanha. Finalmente, uma parceria com a Axa resultou na compra do Área Sur Shopping Centre, um dos maiores centros comerciais da região andaluza, em Espanha.

A Sonae Sierra detém atualmente 46 centros comerciais na Europa e na América do Sul. Em Portugal, estão dispersos por todo o país, com um portefólio que abarca desde o Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, ao Albufeira Shopping no Algarve. Em Lisboa, a Sonae Sierra é dona dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Sierra escala nos lucros e chega aos 64,2 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião