Mais de 20 mil empresas em Portugal são exportadoras

  • Lusa
  • 31 Julho 2017

Entre 2010-2015, as sociedades com perfil exportador registaram, em termos gerais, melhores resultados nos seus rácios económico-financeiros, comparativamente às sociedades sem perfil exportador.

As sociedades com perfil exportador entre 2010 e 2015 eram, em média, 20.362 e representavam 5,6% do total de sociedades não financeiras, 32,6% do volume de negócios gerado e 21,5% do pessoal ao serviço, segundo dados divulgados esta segunda-feira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no período em análise, a dimensão média destas sociedades em termos de volume de negócios e de pessoal ao serviço foi respetivamente cerca de cinco mil milhões de euros e 28 pessoas, o que compara com os 621 mil euros e seis pessoas para as sociedades sem esse perfil.

Entre as sociedades com perfil exportador 55,8% do volume de negócios concentrou-se nas grandes empresas. Em 2015, metade destas sociedades evidenciou um crescimento do volume de negócios superior a 5% e uma rendibilidade operacional das vendas superior a 4,3%. De acordo com o INE, a autonomia financeira das sociedades com perfil exportador superou em 5,4 pontos percentuais o resultado das restantes sociedades.

Numa análise por mercados e bens transacionados, apenas possível nas sociedades com perfil exportador de bens, em 2015 destacam-se Espanha, França e Alemanha como os principais mercados de destino. As máquinas e aparelhos, veículos e outro material de transporte e combustíveis minerais foram os principais grupos de produtos exportados por estas sociedades, sinalizam os dados disponibilizados pelo INE.

Os dados estatísticos apresentados foram obtidos a partir do Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE), complementados pelos dados do Comércio Internacional de Bens para a desagregação por países de destino e tipos de bens exportados pelas sociedades com perfil exportador de bens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 20 mil empresas em Portugal são exportadoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião