Trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram pré-acordo negociado com a administração

  • Lusa
  • 29 Julho 2017

74,8% dos trabalhadores rejeitaram o pré-acordo alcançado com a administração da empresa para a implementação dos novos horários por turnos.

Uma maioria esmagadora dos trabalhadores da Autoeuropa rejeitou sexta-feira o pré-acordo alcançado pela Comissão de Trabalhadores para a implementação de novos horários por turnos mediante uma compensação financeira de 175 euros acima do valor previsto na legislação.

Segundo disse à agência Lusa fonte da CT da Autoeuropa, o pré-acordo alcançado com a administração da empresa para a implementação dos novos horários por turnos obteve apenas 23,4% de votos favoráveis num universo de 3.472 votantes. Os restantes rejeitaram.

“Conseguimos negociar uma compensação financeira para os horários que a empresa pretende implementar para assegurar a produção do novo veículo T-Roc, sendo que esses horários são legais e deverão ser aplicados pela empresa, apesar desta votação”, disse à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, Fernando Sequeira.

Receio que nos trabalhadores que votaram pelo `não´ ao pré-acordo não tenham percebido que pode estar em causa, pelo menos, uma parte da produção do novo veículo T-Roc na Autoeuropa“, acrescentou o coordenador da CT, que se escusou a explicar até que ponto a recusa do pré-acordo poderá comprometer o futuro da fábrica de Palmela.

Em comunicação enviada sexta-feira aos funcionários da Autoeuropa, o responsável pelos Recursos Humanos e Produção da Volkswagen, Jürgen Haase, lembrava que a Volkswagen tinha investido muito dinheiro para produzir o novo veículo T-Roc na fábrica de Palmela, advertindo também que os níveis de produção previstos exigiam novos horários, de três turnos, e trabalho aos sábados.

Não é a primeira vez que os trabalhadores da Autoeuropa rejeitam um pré-acordo negociado pela Comissão de Trabalhadores, situação que já tinha ocorrido em julho de 2009. Resta saber se, tal como aconteceu no passado, administração e trabalhadores serão capazes de encontrar forma de ultrapassar as divergências. Os trabalhadores da Autoeuropa anunciaram a realização de uma greve de 24 horas para o próximo dia 30 de agosto.

Fiequimetal saúda rejeição de acordo por trabalhadores da Autoeuropa e quer nova solução

A federação intersindical Fiequimetal saudou este sábado os trabalhadores da Autoeuropa que rejeitaram o pré-acordo alcançado pela Comissão de Trabalhadores para novos horários por turnos e mostrou-se disponível para encontrar uma nova solução com a empresa. “A Fiequimetal e o SITE Sul saúdam os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, que ontem [sexta-feira] rejeitaram uma nova versão do agravamento dos horários de trabalho, objetivo que está a ser perseguido pela administração da empresa, a pretexto do previsto aumento do volume de produção”, lê-se na informação divulgada no portal na Internet da federação sindical ligada à CGTP.

Segundo a Fiequimetal e o SITE, esta votação mostra que “os trabalhadores da Autoeuropa sabem claramente o que querem”, que “têm direito a descanso aos fins-de-semana, têm direito a melhor qualidade de vida, têm a preocupação de preservar a saúde”. “A Fiequimetal e o SITE Sul reafirmam que continuam disponíveis para encontrar uma solução que sirva os interesses dos trabalhadores, que são o verdadeiro motor da Autoeuropa”, lê-se na informação hoje divulgada.

A federação sindical apela, por fim, a que os trabalhadores “não cedam a chantagens, venham elas de onde vierem, e se mantenham unidos e firmes nesta luta”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram pré-acordo negociado com a administração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião